Hugol realiza reunião para reestruturação dos times de protocolos gerenciados e segurança do paciente
O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), uma unidade de saúde do Estado de Goiás, realizou no dia 05 de fevereiro, a reunião dos times de Protocolos Gerenciados e Segurança do Paciente, marcando um importante avanço na estruturação da governança clínica da instituição.
O encontro teve como objetivo a reestruturação dos times assistenciais, a implementação dos protocolos gerenciados, a apresentação dos novos integrantes e o alinhamento das atividades que serão desenvolvidas ao longo do período. Ao todo, foram apresentados 15 times assistenciais, envolvendo mais de 70 profissionais, entre equipes assistenciais e áreas de apoio.
A iniciativa contou com a participação integrada das Diretorias Geral, Técnica e Assistencial, evidenciando o compromisso institucional com a qualificação dos processos de cuidado, a segurança do paciente e a tomada de decisão baseada em evidências. A Supervisão de Ensino e Pesquisa (Suenpes) também teve papel estratégico no encontro, oferecendo apoio à produção científica e ao fortalecimento das práticas assistenciais baseadas em evidências.
De acordo com a analista de Qualidade do Hugol, Rayssa Corrêa da Cunha Cruz, a reestruturação dos protocolos é fundamental para consolidar a governança clínica: “Os protocolos gerenciados organizam a assistência, reduzem variações na prática clínica e fortalecem a segurança do paciente. Esse alinhamento entre equipes, diretoria e áreas de apoio é essencial para atingirmos níveis cada vez mais elevados de qualidade e conformidade”, afirma.
Destaque para a governança clínica, requisito essencial para a Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) e para a Organização Nacional de Acreditação (ONA), promovendo maior padronização dos processos, segurança assistencial e melhoria contínua dos resultados em saúde.
