Circuito Executivo Agir encerra semana com visita técnica no HDS
O projeto Circuito Executivo da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), que promove visitas técnicas nas unidades de saúde geridas pela instituição, esteve nesta sexta-feira (06) no Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), em Goiânia, para visita técnica do Superintendente Executivo da Agir, Lucas Paula da Silva.
A visita do Circuito Executivo percorreu os principais setores do HDS, incluindo a Residência Assistencial, onde vivem 11 pacientes moradores; a Unidade de Cuidados Prolongados e Paliativos (UCP); e o ambulatório de especialidades médicas. A agenda também contemplou a apresentação de novos serviços e equipamentos, como a checagem beira-leito, que amplia a segurança do paciente no momento da administração de medicamentos.
A Diretora-Geral e Técnica da unidade, Mônica Ribeiro, acompanhou a visita juntamente com os gerentes e supervisores, que apresentaram os indicadores de cada setor e os desafios do hospital. “É um momento para conhecer mais a fundo a estrutura e ver os avanços que a gente teve nesse período. Essa visita vai aprofundar esse entendimento comum de tudo que nós temos, do momento atual em que estamos e para onde devemos caminhar”, destacou Mônica.
Para o Superintendente Executivo da Agir, a visita ao HDS proporcionou o acompanhamento mais próximo dos números e resultados da unidade, assim como estratégias e projetos para 2026. “O HDS contribui muito para a saúde no estado de Goiás, tanto pelo seu legado histórico dentro da saúde pública do nosso país, quanto pela sua capacidade de inovação, transformação e adaptação diante das novas práticas de saúde que surgem ao longo do tempo”, ressaltou.
Certificação
Lucas Silva ainda reforçou que a visita ao HDS foi bastante positiva, com a identificação de avanços e melhorias, além da entrega de serviços de qualidade. “Melhorias, estruturas novas, revitalizações diárias e com um processo muito sólido que vai avançando, principalmente nesse ano que a unidade se prepara para uma dupla certificação. Iremos em busca da certificação ONA e também da certificação HIMSS, com isso garantindo aquilo que é mais importante, um processo de qualidade e excelência no cuidar de vidas”.
O Circuito Executivo tem como objetivo acompanhar o desempenho global das unidades sob gestão da Agir em todo o país, e será realizado em todas as unidades geridas pela Agir. As visitas ainda avaliam as condições de infraestrutura e funcionamento das unidades para que sejam realizadas ações corretivas e estruturantes, além de fortalecer a confiança institucional e o engajamento das equipes.
Sobre o HDS
Administrado pela Agir desde 2013, o HDS tem como perfil de atendimento pessoas idosas e com doenças crônicas. A unidade tem como missão acolher e prestar cuidados de excelência aos usuários do SUS, promovendo atendimento ambulatorial especializado, atenção domiciliar, internação prolongada e assistência integral aos pacientes moradores.
No âmbito da inovação, o HDS implantou no final de 2021 a Unidade de Cuidados Prolongados (UCP), que dispõe de 10 leitos e o Serviço de Atendimento Domiciliar, denominado Saúde no Lar. Serviços compostos por uma equipe multidisciplinar e imbuída do sentimento de acolhida. O hospital atua também como uma unidade ambulatorial dispondo de várias especialidades médicas, como geriatria, dermatologia, cardiologia, infectologia, angiologia, oftalmologia, odontologia, endocrinologia, entre outros, e tratamento de feridas crônicas. A unidade também realiza exames de mapeamento de retina, eletrocardiograma, tonometria e raio-x odontológico.
