Hecad realiza treinamento sobre análise de oportunidades de melhoria e segurança do paciente
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realizou, nesta segunda-feira (9), o treinamento “Análise e Tratativa de Oportunidades de Melhoria e Quebras de Contrato”, voltado para gestores e profissionais de referência da unidade. A ação teve como objetivo fortalecer a cultura de segurança do paciente, aprimorar a análise de riscos e orientar a elaboração de planos de ação eficazes frente a eventos adversos e situações de risco no ambiente assistencial.
Durante o treinamento, foram apresentados exemplos práticos do cotidiano hospitalar, como falhas no sistema de checagem de medicamentos, que podem comprometer a conferência correta e aumentar o risco de incidentes. A abordagem reforçou a importância da identificação, classificação e análise adequada dessas situações para garantir decisões seguras e a qualidade do cuidado prestado ao paciente.
Também foram discutidos dados do Relatório Anual da ANVISA, com recorte entre agosto de 2023 e junho de 2024, que apontam mais de mil eventos adversos notificados no estado de Goiás. Os incidentes envolvem, principalmente, lesões por pressão, falhas na identificação do paciente, quedas, eventos relacionados a medicamentos e falhas de comunicação. A análise evidenciou que a maioria dos casos não gerou dano ou resultou em dano leve, embora também tenham sido registrados eventos moderados, graves e óbitos, reforçando a necessidade de ações preventivas contínuas.
De acordo com a Gerente da Qualidade, Kassylla Ferreira, treinamentos que visam a melhoria dos processos é fundamental para garantir que o trabalho seja realizado com eficiência de ponta a ponta. “Esse treinamento teve como objetivo capacitar os gestores e lideranças quanto às recomendações da ANVISA para monitoramento e investigação de incidentes relacionados à assistência à saúde. Na abordagem apresentamos estratégias importantes que poderão apoiar os gestores na gestão dos riscos assistenciais, contribuindo com a melhoria contínua dos processos.”
A iniciativa reforça o compromisso do Hecad com a qualidade assistencial, a segurança do paciente e a adoção de boas práticas recomendadas pelos órgãos reguladores.
