Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HEJ


Profissionais de saúde iniciam atividades do Programa de Aperfeiçoamento Profissional no HEJ


16 de fevereiro de 2026
Créditos: Suzana Meira
Fotos: Suzana Meira



O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) deu início nesse mês de fevereiro ao Programa de Aperfeiçoamento Profissional na unidade. A iniciativa faz parte do Ensino Agir, que tem como objetivo capacitar profissionais de nível superior e técnico em habilidades e competências práticas, voltadas à oferta de serviços de qualidade no Sistema único de Saúde (SUS). Os cursos têm caráter predominantemente prático, com suporte teórico dentro da área específica, sendo oferecido sem custo ao aperfeiçoando. A atividade também não prevê pagamento de bolsa ou qualquer ajuda de custo e nem caracteriza vínculo com a instituição, além do ensino e aprendizagem. Os cursos contam com carga horária total de 480 horas, sendo essas distribuídas em 6 meses. A oferta de vagas é realizada semestralmente por meio de edital único publicado pelo Serviço de Ensino e Pesquisa.

A supervisora de Ensino e Pesquisa do HEJ, Allana Souza, destaca que o compromisso do HEJ com a formação profissional vem desde o curso técnico, do curso de graduação e da residência. "Nós queremos oferecer uma formação profissional de qualidade para quem já é formado, tanto nos cursos técnicos como também na graduação. Por isso disponibilizamos o curso de aperfeiçoamento profissional, abrindo espaço para que profissionais formados adquiram experiência prática, experiência profissional de maneira certificada em determinadas áreas. Sabemos que o mercado de trabalho exige uma formação profissional de qualidade e em alguns casos é necessário ter experiência. Além disso, esse aperfeiçoando terá uma vivência prática e teórica, vivenciando todas as frentes de trabalho do setor que ele escolheu trabalhar", pontuou.

O enfermeiro Lucas de Jesus Silva, começou a atuar no HEJ recentemente. Ele é um dos candidatos aprovados para participar do Programa de Aperfeiçoamento Profissional da unidade, que vai atuar durante sua capacitação no setor de pronto-socorro. "Eu decidi fazer o curso porque eu achei uma oportunidade para me aperfeiçoar, melhorar meus procedimentos, e entender como é que funciona outros setores. Meu objetivo é aprender, para ter a capacidade de manejar situações que ainda não tenho muitas habilidades. Hoje, atuando na Clínica Médica, é uma linha de frente mais tranquila. Então, no pronto-socorro acredito que vou ter condições de me aprimorar e expandir meus conhecimentos", afirmou. 

Já a fisioterapeuta, Rafaela Ribeiro, se formou há dois anos na Universidade Federal de Jataí. Ela comenta que em seu período de estágio curricular conheceu de perto as atividades da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), área na qual realizará seu curso de Aperfeiçoamento. "Sempre quis atuar na área, porém eu não tenho experiência, por isso eu escolhi fazer o curso. Desejo ter essa vivência da prática mesmo. Também estou fazendo uma pós-graduação em cardiorespiratória e terapia intensiva, com o intuito de mais para frente, conseguir um emprego na área. Acho que vai ser um grande desafio, pois vamos ter que lidar com várias situações distintas em uma (UTI)", conluiu.  



05.jpeg
03.JPG
02.JPG
01 (1).jpeg
03.JPG
02.JPG