Programa PodFalar fortalece a escuta das crianças e o cuidado humanizado no Hecad
Na última semana, o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) promoveu mais uma edição do Programa PodFalar,iniciativa que fortalece o relacionamento entre os pacientes e a gestão da unidade, promovendo o diálogo, a escuta qualificada e a participação ativa das crianças no cuidado em saúde.
Durante o encontro, os pacientes tiveram a oportunidade de compartilhar opiniões e sugestões sobre a rotina hospitalar. A proposta abriu espaço para reflexões da equipe sobre possibilidades de adaptação do alimento em versões mais saudáveis, demonstrando o equilíbrio entre o cuidado nutricional e a valorização dos desejos das crianças.
Segundo o diretor-geral do Hecad, Ronny Rezende, o PodFalar é uma iniciativa estratégica para o fortalecimento do cuidado humanizado. “O programa nos permite compreender como os pacientes vivenciam a internação e avaliar se nossas práticas estão alinhadas às expectativas e necessidades deles. Além disso, aproxima as crianças da gestão e fortalece a confiança na instituição”, ressaltou.
O PodFalar atua como um espaço de escuta e participação, no qual os pacientes têm voz ativa para relatar suas experiências dentro da unidade. Referência no atendimento pediátrico, o Hecad reafirma, por meio da iniciativa, seu compromisso com a humanização, a melhoria contínua dos serviços e a construção de um cuidado cada vez mais acolhedor e participativo.
