Diretora do HCN fala sobre atuação interdisciplinar em contexto pandêmico
A Atuação Interdisciplinar em Contexto Pandêmico foi tema da Capacitação ao atendimento psicológico em Telesaúde, ministrada ontem, 5 de abril, pela diretora geral do Hospital de Enfrentamento à Covid-19 do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, Anamaria Arruda, para estagiários em Saúde da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás. Além de diretora geral do HCN, Anamaria é médica, biomédica, Mestre em psicologia, Especialista em Segurança do Paciente e docente da PUC.
De acordo com a diretora do HCN, todos os profissionais precisam trabalhar juntos de forma integrada, pois são muitas as necessidades do paciente com a síndrome Covid-19 e de naturezas diferentes. “É preciso que a equipe tenha profissionais de várias formações e converse entre si”, frisa.
A ideia dentro desse atendimento interdisciplinar já é uma prática do Sistema Único de Saúde (SUS), que é o diálogo começar na equipe de saúde onde todos trabalham em prol do bem estar global do paciente, mas com a pandemia essa necessidade ficou ainda mais evidente. “Não é um médico sozinho, não é um fisioterapeuta ou enfermeira sozinhos. São todos dessa equipe, incluindo fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionista, trabalhando dialogicamente, de maneira integrada”, explica Anamaria.
A expectativa é que cada vez mais, na graduação, sejam criadas oportunidades para o desenvolvimento desta competência, que é o trabalho em equipe, tanto no aspecto inter quanto transdisciplinar, onde a diversidade é terreno fértil para a construção e ampliação da capacidade de cada um e de todos de “cuidar do outro.”