Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

CRER


Crer se reúne com órgãos parceiros para alinhar 3º Simulado do Plano de Emergência e Desastres


27 de fevereiro de 2026
Créditos: Sofia Santiago
Fotos: Sofia Santiago



Reunião revisitou estratégias e definiu ações para a simulação marcada para 13 de março

Representantes de órgãos de resgate, emergência e perícia participaram, nesta quinta-feira (26), de uma reunião para alinhar o 3º Simulado do Plano de Emergência e Desastres do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer). A edição deste ano, prevista para 13 de março, simulará um incêndio no centro cirúrgico da unidade, mobilizando colaboradores e voluntários.

A operação contará com o envolvimento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Técnico-Científica de Goiás (PTC-GO) e Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), reforçando a atuação integrada entre as instituições.

Para Eliel Santos, do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) do Crer, o simulado é “uma forma de avaliar, de forma integrada e realista, a prontidão das equipes, a eficácia dos protocolos de emergência e a capacidade institucional de resposta segura e coordenada a um cenário de múltiplas vítimas, identificando oportunidades de melhoria contínua na prevenção e no gerenciamento de riscos”.

O Aspirante a Oficial Wellerson Batista, do CBM-GO, destaca a importância do treinamento conjunto: “É nesse tipo de situação que conseguimos nos preparar para grandes desastres. A gente não quer que aconteça, mas, caso aconteça, já estamos com um bom entrosamento entre as instituições”.

A coordenadora de Perícias Internas da PTC-GO, Patrícia Braga, acrescenta: “A Polícia Científica de Goiás está muito animada em participar mais uma vez do simulado do Crer. No atendimento das vítimas, atuaremos na remoção dos corpos, com a perícia criminal e a medicina legal”.

O exercício tem como objetivo testar e aprimorar os protocolos institucionais de resposta a emergências, fortalecendo a cultura da prevenção e a capacidade de atuação das equipes diante de cenários críticos.



_MG_5627.jpg
_MG_5591.jpg
_MG_5573.jpg
_MG_5627.jpg
_MG_5591.jpg
_MG_5573.jpg
_MG_5598.jpg
_MG_5598.jpg