Ética que transforma: Hecad realiza “Blitz do Compliance” na unidade
Iniciativa destacou a importância do Código de Conduta Ética (POL 002) para promover transparência, respeito e qualidade no cuidado
Em alusão ao Dia Mundial da Ética, celebrado nos dias 26 e 27 de fevereiro, o Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) promoveu a “Blitz do Compliance” na unidade. A ação, conduzida pelo Comitê de Compliance, teve como principal objetivo reforçar a importância da conduta ética no ambiente institucional, além de divulgar a política do Código de Conduta Ética da Agir e fortalecer a cultura de integridade entre os colaboradores.
A iniciativa foi organizada pela Comissão de Compliance, formada por profissionais de diferentes áreas de atuação do hospital, como Recursos Humanos, Comunicação, Experiência do Paciente, Gerência da Qualidade, entre outras. A proposta foi fomentar as boas práticas no ambiente de trabalho com base no Código de Conduta Ética (POL 002), documento que estabelece princípios e diretrizes que norteiam o comportamento de todos os colaboradores.
O Código orienta as relações profissionais, a comunicação institucional e as responsabilidades individuais, contribuindo para um ambiente organizacional mais transparente, respeitoso e alinhado às normas institucionais. Além disso, fortalece a integridade e impacta diretamente na qualidade do cuidado prestado aos pacientes e familiares.
Para o presidente da Comissão de Compliance, Rafael Arrelaro, a ação representa um momento estratégico de aproximação com os colaboradores. “Falar sobre ética é fundamental para manter um ambiente de confiança, credibilidade e sustentabilidade. Nosso Código de Conduta Ética estabelece com clareza o que é permitido e o que não é no ambiente de trabalho, orientando atitudes e decisões do dia a dia. Dessa forma, reduz ambiguidades, previne conflitos de interesse e práticas ilegais, protegendo tanto a instituição quanto os colaboradores. Na Agir, ética não é detalhe, é o que sustenta nossa cultura.”, destacou.
Durante a Blitz, os membros da comissão percorreram diversos setores da unidade dialogando com as equipes, esclarecendo dúvidas e apresentando situações vivenciadas no dia a dia institucional. A programação incluiu ainda uma dinâmica interativa de perguntas e respostas, criando um espaço aberto para discussão de temas relacionados ao ambiente profissional, à conduta ética e à comunicação interna.
