HDS realiza reunião para apresentação do Plano de implantação do Serviço de Qualidade
Os profissionais do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS participaram na manhã de ontem (31), de uma reunião on-line para apresentação do Plano de implantação do Serviço de Qualidade da Unidade. Promovido pelo departamento de Planejamento, o evento objetivou apresentar os processos que devem viabilizar maior qualidade aos serviços oferecidos aos usuários da instituição, destacando-se a metodologia de mapeamento do macroprocesso da unidade.
A reunião foi elaborada e conduzida pela administradora, Maria Aparecida dos Reis Rachid que começou esclarecendo: “A qualidade é um conceito subjetivo e está atrelada com as percepções, necessidades e resultados dentro de uma organização. Sua aplicabilidade resulta no melhoramento contínuo no desempenho organizacional”.
De acordo com a profissional a Qualidade no HDS tem por finalidade a elaboração de ações e iniciativas pautadas nos pilares que regem a Qualidade, promover o aprimoramento contínuo na prestação dos serviços oferecidos, processos e alocação de recursos, desenvolver o conhecimento e a inovação, bem como oportunizar o cumprimento da missão, visão e valores da unidade de saúde.
A Diretora Geral, Dra. Mônica Ribeiro Costa ressaltou que, além de impulsionar a qualidade no atendimento aos pacientes, as ações a serem desenvolvidas também tem como finalidade proporcionar um ambiente de trabalho mais produtivo e ofertar crescimento profissional aos colaboradores.
“Fomentar a qualidade em qualquer seguimento é muito importante e quando essa prática é feita no serviço da saúde se torna mais preciosa. É gratificante fazer parte de uma unidade que potencializa essa atividade, me sinto realizada não apenas no âmbito profissional, mas pessoal também”, destacou a Diretora Técnica do HDS, Dra. Lívia Evangelista da Rocha Aguilar.
Na sequência, o Diretor Administrativo e Financeiro, Darlan Dias Santana enfatizou a importância de todos participarem do processo de evolução da qualidade, um feito que fortalece a relação da instituição com a sociedade.
No final foi apresentado aos participantes o planejamento das atividades e cronograma dos próximos passos a serem dados para implantação do serviço de Qualidade no HDS.