Hugol realiza treinamento de Gestão de Riscos para colaboradores
O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), uma unidade de saúde do Governo de Goiás, realizou nos dias 11 e 12 de março, o Treinamento de Gestão de Riscos, voltado aos colaboradores da unidade. A capacitação reuniu 59 participantes, promovendo reflexões e orientações sobre a importância da identificação e do gerenciamento de riscos no ambiente hospitalar.
Durante o encontro, foi destacado que a gestão de riscos deve ser compreendida como uma aplicação contínua de procedimentos voltados à segurança das pessoas e da instituição. Trata-se de um compromisso permanente que sustenta a segurança operacional, a confiabilidade dos processos e a qualidade da assistência prestada.
O treinamento também abordou estratégias para antecipar a identificação de riscos nos fluxos de trabalho, possibilitando a prevenção de eventos adversos e o fortalecimento da cultura de segurança dentro da instituição.
Para a analista de qualidade do Hugol, Sílvia Angelica Brilhante, o envolvimento das equipes é fundamental para consolidar práticas seguras no dia a dia da unidade: “A gestão de riscos é um processo contínuo que depende da participação ativa de todos os colaboradores. Quando conseguimos identificar riscos de forma antecipada, evitamos falhas, protegemos pacientes e profissionais e fortalecemos a melhoria contínua dos nossos processos”, destacou.
Klysman Prado (texto e fotos)
