Hugol realiza projeto sustentável com borra de café
O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), realiza desde janeiro deste ano o projeto sustentável Recoffee, em parceria com o Nuclisolos, da Universidade Federal de Goiás, doando a borra do café produzida pela unidade e dando uma destinação ambientalmente correta a esse resíduo.
Essa é mais uma das ações da unidade para o fortalecimento dos pilares da sustentabilidade, em um papel socioambiental de conscientizar os colaboradores a empreenderem o descarte adequado de resíduos no hospital e em seus lares. De janeiro até o início desta semana, já foram realizadas 15 coletas, totalizando aproximadamente 480 quilos de borra.
Disposição ambientalmente correta
A borra descartada como lixo comum se decompõe e libera gases tóxicos do efeito estufa, como o metano, cujo efeito é 20 vezes mais potente que o do CO2 para o aquecimento global. O Nuclisolos transforma a borra do café em fertilizantes naturais, auxiliando no crescimento do cultivo de plantas e pesquisando ainda mais sobre os benefícios da borra de café.