HDS recebe visita de diagnóstico para certificação da ONA
Como parte do processo de certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta(HDS) recebeu, na quinta-feira, 9 de abril, a visita de diagnóstico conduzida pela equipe da instituição acreditadora QMS Certification.
A programação começou na sala de reuniões da unidade, com a presença da diretora-geral, Mônica Ribeiro Costa, da diretora administrativa e financeira, Adriana Martins de Lucena, além de assessores, gerentes, coordenadores e analistas da qualidade.
Na abertura, os auditores apresentaram a metodologia da visita e os critérios adotados na avaliação. Em seguida, a diretora-geral deu as boas-vindas aos avaliadores e ressaltou a importância do momento para o fortalecimento da cultura de qualidade e segurança na instituição.
A visita de diagnóstico teve como objetivo analisar de forma detalhada os processos assistenciais e administrativos, os fluxos de trabalho e a estrutura organizacional do hospital. A partir dessa avaliação, foram identificados os pontos em conformidade com os padrões exigidos pela ONA, bem como as oportunidades de melhoria que orientarão a instituição no percurso rumo à acreditação.
Durante a agenda, os avaliadores percorrem diferentes setores do hospital, aprofundando o entendimento sobre as práticas adotadas na unidade. O processo é considerado uma etapa estratégica, pois permite mapear o nível de maturidade da gestão da qualidade e da segurança do paciente, além de direcionar ações para o aprimoramento contínuo dos serviços.
Para a coordenadora de qualidade do HDS, Nayara Oliveira, a visita evidenciou o nível de maturidade institucional da unidade. “A visita foi extremamente positiva para o nosso processo de busca pela certificação. Durante a avaliação presencial, foi possível verificar o engajamento da equipe multiprofissional, o uso de tecnologias educacionais inovadoras, ferramentas de gamificação, além do alinhamento estratégico com a participação da alta gestão. Também foi destacado o cuidado centrado no paciente, incentivando seu protagonismo, e a implementação de um sistema eficiente para a gestão de aspectos e impactos ambientais.”
