Equipe Multiprofissional promove momento musical para os pacientes residentes do HDS
O evento que acontece uma vez ao mês, tem como propósito disseminar alegria e despertar nos pacientes sentimentos de bem-estar. Durante toda manhã, os pacientes moradores do Hospital de Dermatologia e Reabilitação Santa Marta – (HDS), curtiram o momento musical conduzido pelo educador físico, Luiz Carlos Marcal Manzi e a psicóloga, Keila Mota de Sousa, ambos profissionais da unidade de saúde.
“Adoro esse momento” afirma o paciente residente, Adélio Ramos. Na ocasião, os pacientes também tocaram instrumentos e soltaram a voz. ” O contato do paciente com instrumento musical melhora a coordenação motora, atenção, áreas do cérebro sensoriais, além de suscitar memória afetiva referente a momentos vivenciados pela música”, ressalta o educador físico, Luiz Carlos.
A psicóloga, Keila Mota de Sousa que ficou por conta da cantoria, explica que essa atividade tem proporcionado estímulos e o mais importante, tem promovido socialização entre eles. “Mesmo os que tem transtornos mentais se beneficiam muito, alguns cantam com os olhos fechados, relembrando alguns momentos felizes”, afirma. Atualmente são 16 pacientes moradores na instituição, mesmo com algum grau de dificuldade, todos participam de forma ativa.
De acordo com o relatório da Organização Mundial da Saúde publicado em 2019, revelou que a arte faz bem à saúde. A música, por exemplo, favorece a cognição em pessoas com demência, e a prática do canto melhora a atenção, a memória episódica e a função executiva. O HDS com uma visão humanista, desenvolve ao longo do ano atividades integradoras e que auxiliam na melhora contínua em todos os aspectos da saúde desses pacientes. Durante a ação foram seguidas todas as orientações de prevenção à COVID-19.