Capacitação reforça segurança alimentar e padronização de dietas no HRD
O Hospital Regional de Dourados (HRD) promoveu, nos dias 27 e 28 de abril, um treinamento voltado às equipes da Internação e das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto e pediátrica, com foco na padronização das consistências das dietas orais e na melhoria da aceitação alimentar dos pacientes.
A capacitação foi realizada pela Comissão Multiprofissional de Terapia Nutricional e conduzida pelo nutricionista Nemoel Kenedy e pela fonoaudióloga Gabriela Pimentel. Durante o encontro, foram abordadas diretrizes do protocolo institucional da Agir, com ênfase na classificação adequada das consistências alimentares, no manejo seguro da alimentação e na adoção de estratégias que favoreçam a aceitação das dietas pelos pacientes.
Além de fortalecer o alinhamento entre as equipes assistenciais, o treinamento teve como objetivo reduzir riscos associados à alimentação inadequada, como a broncoaspiração, e qualificar ainda mais a assistência nutricional prestada no hospital.
