CEPT do HDS promove webinar sobre avaliação multidimensional da Pessoa Idosa
A avaliação multidimensional da Pessoa Idosa, foi tema do 2º webinar promovido pela Comissão de Ensino, Pesquisa e Treinamento (CEPT), do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS. O evento aconteceu na tarde da última segunda-feira (22) e contou com a participação de oito profissionais da instituição, de diversas áreas do conhecimento que, na ocasião, apresentaram particularidades da vivência prática na aplicação dos rastreios que reduzem o risco de desfechos indesejados na saúde global da pessoa idosa.
A avaliação multidimensional da pessoa idosa é um procedimento fundamental para avaliação e seguimento clínico dos pacientes idosos, que por características intrínsecas ao processo do envelhecimento humano e maior susceptibilidade e vulnerabilidade para múltiplas condições médicas, de caráter biológico, psicológico e/ou social, necessitam de uma análise mais abrangente.
A abertura do evento foi conduzida pela médica geriatra e diretora técnica do HDS, Dra. Lívia Evangelista do Rocha Aguilar. De acordo com a profissional, nos últimos anos houve um crescimento da população idosa, sendo que, 65% das pessoas com idade entre 65 e 85 anos apresentam multimorbidades, e com idade acima de 85 anos, esse número cresce para 82%. E destacou que a maneira mais adequada para avaliar o idoso e planejar intervenções é por meio da Avaliação Geriátrica Ampla – AGA.
Tendo em vista que o envelhecimento saudável não é apenas de responsabilidade do indivíduo, o serviço oferecido pelo HDS, a Avaliação Geriátrica Ampla, é muito mais do que um simples diagnóstico ou tratamento, é um plano terapêutico com foco na manutenção e recuperação da capacidade funcional do idoso. A avaliação é realizada por uma equipe interdisciplinar que a partir dos resultados obtidos traçam o plano terapêutico singular.