Café Paliativo promove reflexão sobre infância, cuidado e acolhimento no Hugol
O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) realizou, na noite desta terça-feira (19/05), o Café Paliativo Integrativo, com o tema “Infância e Finitude: O Papel da Equipe no Amparo à Criança e à Família”.
O encontro reuniu profissionais de diversas áreas da saúde em um momento de troca, escuta e reflexão sobre o cuidado humanizado às crianças e às famílias em situações delicadas de saúde.
A abertura do evento foi realizada pelas médicas paliativistas Dra. Uliana Medeiros dos Santos e Dra. Tassila Veloso Borges do Prado. Em seguida, a médica Dra. Fernanda Aparecida de Oliveira Peixoto conduziu a palestra principal da noite, abordando a importância do acolhimento e da atuação multiprofissional nos cuidados paliativos pediátricos.
Segundo a médica Uliana Medeiros dos Santos, o Café Paliativo proporcionou um importante espaço de aprendizado, acolhimento e fortalecimento do olhar humanizado no cuidado às crianças e às famílias. “Momentos assim nos ajudam a fortalecer a empatia, a escuta sensível e a construção coletiva do cuidado”, destacou.
O evento também contou com uma mesa-redonda mediada pela Dra. Teresa Cristina Saddi Godinho, reunindo profissionais da psicologia, nutrição, fisioterapia, serviço social e enfermagem para discutir experiências e perspectivas sobre o cuidado integral às crianças e suas famílias.
O encerramento foi marcado pela exibição do relato emocionante de uma mãe que vivenciou, junto ao filho, os cuidados paliativos realizados na unidade, reforçando a importância da empatia, da escuta sensível e do acolhimento durante toda a assistência.
