Núcleo de Compliance e Qualidade da Agir promove encontro de alinhamento no CRER
As práticas assistenciais seguras e a satisfação dos usuários diante do cuidado ofertado são prioridades do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo, CRER, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. Nessa sexta-feira, 19, o encontro entre a diretoria Administrativa e Financeira, a gerência da Qualidade do CRER e o Núcleo de Compliance e Qualidade da Associação de Gestão Inovação e Resultados em Saúde, Agir, endossou a Cultura de Qualidade característica do hospital que oferta assistência de qualidade à pessoa com deficiência no estado de Goiás há mais de 18 anos.
De acordo com o chefe do Núcleo de Compliance e Qualidade, J. Antônio Cirino, estes momentos de alinhamento, que ocorrerão a cada dois meses, são essenciais para que a governança das unidades de saúde gerenciadas pela Agir continue a estar em consonância com as diretrizes das políticas nacionais e toda a conduta de integridade que norteia o trabalho assistencial aos usuários.
Para Cirino, o fortalecimento da cultura de integridade tem o foco de “realizar a integração da cultura Agir de Qualidade e Segurança, a Ouvidoria, também, para que, do ponto de vista da conformidade, todas as unidades gerenciadas pela Agir estejam alinhadas. O que nós podemos esperar para este ano é essa integração e fortalecimento dessas práticas que já são prioritárias e efetivadas na Agir, mas que agora há o olhar de unificar em todas as unidades de saúde que gerenciamos”, diz.
“O caráter organizacional que tem como norte a melhoria contínua dos processos resulta em uma instituição hospitalar consolidada e reconhecida como possuidora de uma história de quase duas décadas de dedicação ao cuidado da pessoa com deficiência. A continuidade e o fortalecimento dessa conduta é fundamental para a obtenção de acreditações nacionais e internacionais, porque avalizam a dedicação de uma equipe altamente especializada, plural, inclusiva e que tem foco a assistência humanizada”, avalia a gerente de Qualidade do CRER, Viviane de Queiroz Clementino.
Programa de Integridade
O que inspira a prática de compliance advém da expressão em inglês ‘to comply’ e pode ser traduzido como ‘estar de acordo com’. Dessa maneira, a inauguração do setor de compliance em qualquer organização trata-se de um trabalho em que os processos e as práticas têm de ser orientados pelo rigor no cumprimento de legislações e políticas institucionais.
Cirino relata os percursos realizados na Agir junto às demais unidades no fortalecimento e entrega de valor significativo à saúde no Estado. “Esse ano nós damos início ao nosso programa de integridade, ao canal de integridade, e outras práticas que vêm demonstrando que a Agir, como sempre foi, está na vanguarda na entrega de conformidade ao cumprimento do que é concernente às legislações, às normas internas, e mais ainda: de uma entrega de valor às pessoas, tanto o profissional que atua quanto o paciente que é atendido”, explica.