Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

AGIR


Agir promove Semana do Meio Ambiente com tema “Hospitais Sustentáveis: eficiência, segurança e responsabilidade ambiental”


22 de junho de 2026
Créditos: Beatriz Cândida Mendes



Evento realizado de forma presencial e online tem programação diversificada em todas as unidades de saúde sob gestão da  instituição

A Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) promove de 22 a 26 de junho a Semana do Meio Ambiente Agir com o tema “Hospitais Sustentáveis: eficiência, segurança e responsabilidade ambiental”, com a realização de palestras e atividades nas unidades de saúde sob gestão da instituição. 

A iniciativa visa debater o papel estratégico da sustentabilidade dentro do ecossistema de saúde e tem como objetivo central capacitar as equipes e consolidar práticas que unam a alta performance hospitalar à preservação ambiental.

Abertura oficial 

A abertura oficial da Semana do Meio Ambiente Agir foi realizada presencialmente no auditório do Hospital Estadual Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, nesta segunda-feira (22) e transmitida virtualmente para as demais unidades de saúde sob gestão da Agir. 

Com a palestra "Como a Gestão da Qualidade pode contribuir com o Gerenciamento de Resíduos e Sustentabilidade Financeira em Unidades de Saúde", ministrada pelo especialista em Gestão em Saúde, auditor de qualidade e avaliador ONA, Ricardo Eurípedes de Souza, o encontro abordou como a integração entre qualidade, gestão de resíduos e eficiência operacional contribuem para a redução de desperdícios, fortalecimento da sustentabilidade financeira e melhoria contínua dos processos assistenciais e de apoio nas instituições de saúde. 

O palestrante apresentou uma analogia de que o hospital seria como um aquário e o ambiente a água. Ricardo Souza questionou os pontos que devem ser trabalhados dentro da unidade, conforme o manual da ONA, e como o trabalho de cada colaborador impacta o meio ambiente. “É uma gestão sistêmica, que depende de todos vocês”, enfatizou. 

O especialista em Gestão em Saúde interagiu com os colaboradores presentes e destacou como as atividades que cada equipe executa, sejam na área administrativa ou assistencial, impactam na gestão da unidade. “No impacto ambiental com segurança, qualidade, ESG e sustentabilidade financeira. A instituição também precisa se sustentar financeiramente para manter um equilíbrio”, ressaltou Ricardo Souza.

Ao fim, o palestrante propôs alguns questionamentos para o futuro: “O que precisa existir em um hospital para que ele seja ambientalmente excelente? Como a Agir conseguiu transformar gestão ambiental em excelência assistencial? Esse nível de gestão estará acontecendo de forma plena? Vamos pensar em construir onde gostaríamos de estar”, provocou. 

Programação 

Na terça-feira, 23 de junho, o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) sediará o workshop "Do Encantamento ao Paciente - Gerenciamento de Risco da Água nos Serviços de Saúde", conduzido pela Farmacêutica Industrial e Auditora Fiscal da Vigilância Sanitária de Goiânia, Thaís Cristine de Carvalho Araújo, também com transmissão online. 

Serão abordados os principais requisitos sanitários, riscos associados aos sistemas de abastecimento, estratégias de monitoramento, medidas de prevenção e ações necessárias para garantir a segurança dos pacientes, colaboradores e processos hospitalares. 

O manejo ambiental e a segurança do trabalho ganham destaque na quarta-feira, 24 de junho, com a palestra "Animais Peçonhentos – Prevenção, Identificação e Manejo". A atividade visa orientar os colaboradores sobre os protocolos de segurança, promovendo a conscientização e a adoção de medidas preventivas para proteção da saúde e do meio ambiente.

Na quinta-feira, 25 de junho, o tema em debate será "O Meio Ambiente como Extensão do Cuidado Médico", com o intuito de promover reflexões sobre como as questões ambientais impactam diretamente a qualidade de vida da população e como as instituições de saúde podem atuar como agentes transformadores na construção de ambientes mais saudáveis, sustentáveis e alinhados aos princípios do cuidado integral.

Encerramento 

O encerramento oficial da Semana do Meio Ambiente Agir 2026 contará com a palestra "Enxoval Consciente: Pequenas Atitudes, Grandes Impactos para a Sustentabilidade Hospitalar", ministrada por Flaviany Linos, Coordenadora de Facilities do Grupo GPS, e abordará a importância do uso consciente dos enxovais hospitalares e sua relação com a sustentabilidade, eficiência operacional e redução dos impactos ambientais. 

Vale ressaltar que ao longo de toda a semana, as unidades de saúde geridas pela Agir também irão desenvolver ações e dinâmicas internas voltadas à realidade de cada ecossistema hospitalar, promovendo o engajamento direto das equipes assistenciais e administrativas.

Serviço: 

Evento: Semana do Meio Ambiente Agir 2026;

Tema: Hospitais Sustentáveis: eficiência, segurança e responsabilidade ambiental;

Período: 22 a 26 de junho de 2026;

Público-alvo: Colaboradores da Agir;

Inscrições: Gratuitas, via plataforma Even3;

Formato: Presencial e online (conforme programação da unidade).



HRD (2).JPG
HRD (1).JPG
Crer (2).png
Crer (1).png
Hugol (16).png
Hugol (14).png
Hugol (9).png
Hugol (8).png
Hugol (7).png
Hugol (6).png
Hugol (5).png
Hugol (3).png
HRCAC (1).jpg
Hecad (2).jpeg
HDS (2).jpeg