HDS realiza oficina de planejamento estratégico com foco na perspectiva de processos
Com o objetivo de fortalecer a cultura de gestão estratégica e ampliar a compreensão sobre a contribuição dos processos para os resultados institucionais, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) realizou, neste mês de junho, mais uma Oficina de Planejamento Estratégico. Desta vez, o encontro teve como tema a perspectiva de processos, reunindo gestores e profissionais de referência da unidade.
Conduzida pelo analista de Planejamento Estratégico, Willismário Bonfim, a oficina buscou aproximar teoria e prática, demonstrando como as atividades desenvolvidas diariamente pelas equipes impactam diretamente o alcance dos objetivos estratégicos da instituição.
Segundo Willismário, compreender a relação entre os processos e a estratégia é fundamental para o fortalecimento da gestão. “Quando entendemos que cada atividade executada dentro do hospital está conectada a um objetivo maior, conseguimos atuar de forma mais integrada, eficiente e alinhada às necessidades dos pacientes e da instituição”, destacou.
Durante a capacitação, os participantes discutiram conceitos relacionados à gestão e a desdobramentos estratégicos. A programação também incluiu uma atividade prática, na qual os profissionais foram divididos em grupos para construir propostas de iniciativas táticas e a execução da operação, simulando etapas de definição de Planos de ação, produtos e ações.
A dinâmica permitiu que os participantes aplicassem os conhecimentos apresentados ao longo da oficina, favorecendo a troca de experiências e o desenvolvimento de soluções alinhadas à realidade da instituição.
