Hugol é destaque na captação de órgãos em Goiás em 2020
O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) finaliza 2020 com mais uma captação de órgãos, que possibilitará uma recomeço para outras vidas. A unidade é referência estadual na captação de órgãos, responsável por 40% das captações do Estado nesse ano, de acordo com a Central de Transplantes de Goiás, resultado obtido com o auxílio de um processo diário de acolhimento e conscientização de pacientes e familiares.
“O trabalho que o Hugol realiza envolve toda a equipe, que abraça a cultura da doação de órgãos e consegue executá-la com sucesso na unidade. O fato de toda equipe acreditar no processo e realizar o acolhimento humanizado dos familiares faz com que estes se sintam mais seguros para realizar a doação”, explica Katiuscia Freitas, Gerente de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde.
De janeiro até novembro de 2020, o hospital já realizou a captação de 119 órgãos e tecidos, dentre coração, fígado, rins, pâncreas e córneas, destinados para pacientes de Goiás e de outros estados.
O Diretor Geral do hospital, Hélio Ponciano Trevenzol, acredita que o atendimento humanizado é um dos principais fatores para o sucesso em se obter essa alta taxa de consentimento familiar para a doação: “Entendemos que o acolhimento humanizado recebido pelos pacientes e familiares no Hugol contribui para uma maior compreensão e sensibilidade quanto ao tema da doação de órgão, ocasionando em mais chances para salvar vidas”.