Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HDS


Supervisora de RH do HDS ministra palestra sobre Relacionamento Interpessoal


15 de dezembro de 2020



Nos dias 9 e 10, a Supervisora de Desenvolvimento de Recursos Humanos Hospital Estadual de Dermatologia e Reabilitação Santa Marta (HDS), Larissa Andrade Bento, ministrou uma palestra sobre relacionamento interpessoal, dirigida à equipe de enfermagem da unidade. Durante a ação, a profissional explicou que relacionamento interpessoal é uma competência de muito valor no mundo corporativo. Para desenvolver essa habilidade é preciso buscar o autoconhecimento, afinal, conhecer a si mesmo, é fundamental para compreender o próximo e desenvolver um relacionamento de maior qualidade.

As atitudes positivas como, ser educado, clareza na comunicação, entre outras, contribuem para fortalecer o relacionamento nas diversas esferas da vida. Mas, Larissa explicou também que o cérebro faz julgamentos de forma instantânea, baseado no conhecimento existente de modo a economizar o máximo de energia. Isso é um mecanismo de sobrevivência, no qual muitas vezes nos permite fazer julgamentos errôneos sobre determinada pessoa sem ao menos conhecê-la. Esses julgamentos criam barreiras e ocasionam uma visão distorcida do outro, ou seja, o sucesso para um bom relacionamento interpessoal está na capacidade de, nos permitirmos conhecer o outro, exercendo a empatia, pois todos carregam uma história e as diferenças sempre existirão.

Durante a palestra, foi feita uma dinâmica com os participantes visando provocar sentimentos e levá-los a uma reflexão de como gerenciar suas emoções, uma atitude que contribui para o bem-estar e promove maior assertividade na tomada de decisões do dia a dia. Para a auxiliar de enfermagem, Divina Belarmino da Silva, a palestra agregou conhecimento e reflexão de como lidar com as diferenças de forma harmônica. “Maravilhosa e bastante importante”, finaliza a auxiliar de enfermagem ao falar sobre a palestra.