Banco de Sangue do Hugol homenageia doadores destaque do ano e faz apelo por doações do tipo O negativo
O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), homenageou os principais doadores e apoiadores do Banco de Sangue do hospital em 2020, que receberam uma medalha de honra em agradecimento, uma cesta de café da manhã e tiveram seus nomes gravados em uma placa de homenagem. Atualmente a unidade carece de doadores de todos os tipos sanguíneos, principalmente de sangue do tipo O negativo (O-), cujas reservas se encontram em estado crítico.
“A gratidão é o sentimento que temos por todos os nossos doadores, seres altruístas que disponibilizam seu sangue para ajudar outras pessoas, por todos os colaboradores da unidade, que fazem seu trabalho de forma exemplar, possibilitando ao Banco de Sangue atender à grande demanda do hospital, salvando o maior número de vidas possível”, declarou o médico hematologista e supervisor da UCT do Hugol, Adriano Arantes.
A terapeuta ocupacional Bruna de Carvalho, destaque interno na doação de sangue em 2020, é uma doadora frequente há pelo menos três anos e comentou sobre a importância do ato: “A doação é um gesto voluntário, e tento sempre fazer a minha parte para ajudar quem precisa. Devemos ter empatia com o próximo e sempre imaginar que poderíamos estar no lugar de quem está precisando de uma doação”.
Adriano Arantes ainda reforçou a necessidade da doação de sangue nesse período de fim de ano: “Nós estamos vivendo um momento dinâmico e diferente com a pandemia, e cada mês tem sido um desafio manter nosso estoque. Atualmente estamos com um déficit em nosso estoque, principalmente do tipo O negativo, então pedimos que venham até o hospital e doem sangue e nos ajudem com essa ação extremamente importante”.
Orientações para doação
Para garantir a segurança dos doadores que se propuserem a esse ato de solidariedade, a Unidade de Coleta e Transfusão do hospital está realizando o agendamento prévio para evitar aglomerações e agilizar a doação, por meio dos telefones 62 3270-6661 e 62 3270-6662. Os requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, orientamos evitar a doação durante esse período. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para ser doador. E quem apresenta sintomas gripais ou de resfriado não deve doar sangue no momento.
Localizada na Região Noroeste de Goiânia, na Avenida Anhanguera, 14.527, Setor Santos Dumont, a Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol tem capacidade para atender a 60 doadores por dia e possui um horário especial de funcionamento: todas as semanas, de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h30, e no sábado, das 07h às 12h, exceto em dias de feriados.