Membros da CIPA do HDS recebem treinamento sobre riscos ambientais e noções de combate aos incêndios
Com o objetivo de aperfeiçoar e alinhar os processos condizentes, os integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, gestão 2020/2021, do Hospital Estadual de Dermatologia e Reabilitação Santa Marta – HDS, participam de treinamento durante toda essa semana, sendo que a cada dia um tema diferente será abordado. Na última terça-feira, 01, a palestra foi ministrada pelo Técnico de Segurança da instituição, Rafael Gois de Souza, com foco em orientações sobre riscos ambientais e noções de combate ao incêndio.
A CIPA é uma comissão de alta relevância dentro de uma organização, ela é responsável por garantir a integridade e a segurança do colaborador promovendo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Além de realizar ações preventivas e implementar melhores condições de trabalho, os membros também são responsáveis por fiscalizar e executar diligências para que tais regras sejam cumpridas.
De acordo com a Norma Regulamentadora nº 5 – NR-5, dependendo do grau de risco e número de funcionários, é obrigatório a constituição da CIPA. Para a empresa é um mix de benefícios como, colaboradores treinados e conscientizados sobre o que pode ocasionar acidentes, impulsiona a boa reputação da empresa, uma vez que a formação da CIPA é uma demonstração de responsabilidade da instituição com o colaborador e sociedade.
No HDS, a comissão atua de forma ativa executando atividades de cunho preventivo e pontuando atitudes que podem ocasionar riscos. No ano de 2019 foi implantando o mapa de risco, documento que informa e conscientiza os funcionários de forma visual e didática. A Blitz da COVID-19, também foi uma das ações executada pela CIPA do HDS, com a finalidade de orientar os colaboradores sobre os cuidados contra o coronavírus.