Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hugol


Hugol é destaque na captação de órgãos em Goiás


16 de novembro de 2020



Sendo uma referência estadual na captação de órgãos, resultado obtido com o auxílio de um processo diário de acolhimento e conscientização de pacientes e familiares, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) obteve em outubro uma meta de consentimento familiar para doação de órgãos de 70%, contribuindo positivamente para o resultado das captações realizadas neste ano no Estado.

“O trabalho que o Hugol realiza envolve toda a equipe, que abraça a cultura da doação de órgãos e consegue executá-la com sucesso na unidade. O fato de toda equipe acreditar no processo e realizar o acolhimento humanizado dos familiares faz com que estes se sintam mais seguros para realizar a doação”, explica Katiuscia Freitas, Gerente de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde.

Atualmente, a recusa dos pedidos de doação no Estado está em 54%, uma diferença expressiva em comparação aos 68% de 2019, de acordo com a Central de Transplantes de Goiás. No mês de outubro, o Hugol captou 23 órgãos e tecidos, dentre fígado, rins e córneas, destinados para pacientes de Goiás e de outros estados. De janeiro até outubro de 2020, o hospital já realizou a captação de 119 órgãos e tecidos.

“Mesmo com toda informação já disponibilizada hoje em dia, existem inseguranças e preconceitos em relação à doação de órgãos, sendo esse um cenário que buscamos mudar. O procedimento da retirada de órgãos é um processo seguro, acompanhado por especialistas, e um único doador pode salvar diversas vidas”, explica o Diretor Geral do hospital, Hélio Ponciano Trevenzol.