HDS promove ação educativa para alertar sobre Diabetes
Em menção ao Dia Mundial do diabetes, a ser celebrado no dia 14 de novembro, para alertar e orientar sobre os cuidados e prevenção contra a diabetes, o HDS realizou, durante a manhã de hoje (12) uma ação educativa voltada para os pacientes que aguardavam atendimento. A atividade foi conduzida pela nutricionista da unidade, Aline Mayara Ferreira Martins, que distribuiu informativos e tirou dúvidas.
A ação aproveitou as discussões acerca do diabetes como modo de informar e orientar sobre prevenção e os cuidados a serem mantidos por aqueles acometidos pela doença. A nutricionista iniciou falando sobre os tipos de diabetes, que são 1 e 2, e os cuidados a serem mantidos. “Para quem tem diabetes é necessário manter uma rotina de cuidados, com exercícios e dieta. Manter uma alimentação equilibrada é fundamental para o controle da glicemia e evitar complicações”, afirma.
A paciente Maria Aparecida Ferreira tem diabetes tipo 2, e para ela a ação foi muito importante. “Muitos não tem acesso às informações corretas, por isso não conseguem manter o controle da doença. A Instituição proporcionar essas orientações é uma demonstração de cuidado com os pacientes”, ressalta.
A endocrinologista do HDS, Dra. Lívia Santana Neves Máximo, explica que a diabetes é uma doença crônica onde o organismo não produz a quantidade suficiente do hormônio insulina e o diagnóstico é feito através de exames de sangue. “A partir do momento que o diagnóstico é positivo, o paciente precisa modificar a rotina, manter alimentação balanceada, atividade física, em alguns casos entrar com medicações, e fazendo isso o problema é controlado e a gente consegue evitar todas as complicações possíveis de se ter, como, por exemplo, perda visual, problema renal grave, lesões de pele grave levando a amputação e principalmente doença cardiovascular”, explica Dra. Lívia.
A médica também destaca que manter hábitos saudáveis, com uma rotina de exercícios, reduzir consumos de sal, açúcar, gorduras e controlar o peso, são medidas de prevenção.
A data alusiva ao tema tem por objetivo chamar atenção da população de modo a conscientizar e informar sobre os fatores de risco da doença, promover o diagnóstico precoce e orientar sobre formas de tratamento adequado.