Hugol conscientiza colaboradores e usuários no Novembro Azul
O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) participa do Novembro Azul, campanha de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ações de saúde e conscientização voltadas para visitantes e colaboradores da unidade. A programação incluí a iluminação da fachada da unidade de azul em alusão à campanha, uma decoração temática nos corredores e recepções, entre outras ações.
“O paciente do sexo masculino possui uma certa dificuldade de busca ao acesso à saúde. Isso ocorre principalmente por aspectos culturais e, especificamente em relação à prevenção do câncer de próstata, existe um preconceito com o exame de toque retal, que gera constrangimento na população masculina. O câncer de próstata é uma doença silenciosa que necessita de um diagnóstico precoce para ser tratada com maior chance de sucesso. O exame de toque retal é uma importante ferramenta para auxiliar nesse diagnóstico”, de acordo com Bernardo Barreira, Supervisor Médico da Urologia do Hugol.
Apesar de o atendimento no hospital não ser voltado para o tratamento do câncer, o hospital recebe um alto número de visitantes e possui colaboradores que se encaixam no perfil do público-alvo da campanha, que ocorre nesse mês devido ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17, por isso a realização de ações em alusão ao tema são necessárias e compõem o calendário fixo de educação em saúde do Hugol. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, com uma estimativa de mais de 65.000 novos casos no ano de 2020, segundo o INCA –Instituto Nacional do Câncer.