Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Crer


CRER se ilumina de rosa contra o câncer de mama


26 de outubro de 2020



Este gesto reforça o compromisso do hospital em alertar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Em alusão a campanha de conscientização do câncer de mama , Outubro Rosa, desde o início do mês a fachada do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, uma unidade da SES-GO, está iluminada com a cor rosa.

“Apesar de ser um ato simples, acreditamos que chamar a atenção para a campanha alerta a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Se com essa iniciativa conseguirmos conscientizar as mulheres a procurarem atendimento médico e fazerem exames de rotina já atingimos nosso objetivo”, explicou Priscila Cirqueira, do Serviço de Epidemiologia do CRER.

No CRER, as mulheres são maioria no quadro de profissionais, representando mais de 70% dos colaboradores da instituição. Em um cenário predominantemente feminino, a atenção para a doença que mais acomete mulheres no Brasil e no mundo é redobrada.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama corresponde a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), mostram que só em 2020 foram estimados 66,2 mil novos casos de câncer de mama no país.

Luta contra o câncer

O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.  

Entre as medidas que contribuem para prevenir o câncer de mama estão a adoção de comportamentos protetores, como seguir uma alimentação saudável, praticar atividades físicas com regularidade, evitar bebidas alcoólicas e manter o peso adequado. Essas ações são capazes de evitar 28% de todos os casos da doença.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são nódulo (caroço) fixo e, geralmente, indolor; mudança na posição ou formato do mamilo; vermelhidão, retração ou aparência de casca de laranja na pele do seio; saída espontânea de líquido pelo mamilo e caroços no pescoço ou axilas.