Ciência em foco: Crer celebra pesquisas premiadas na II Jornada Científica Integrativa da Agir
Com o tema “Inovação e Tecnologias em Saúde”, o evento aconteceu de forma híbrida e mobilizou profissionais da unidade do Governo de Goiás. Ao todo, cinco pesquisas desenvolvidas no hospital foram premiadas pela Comissão Científica da Organização Social
Encerrando de maneira grandiosa a participação do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, na II Jornada Científica Integrativa da Agir, aconteceu na última sexta-feira (5/11) uma cerimônia para celebração das pesquisas produzidas pelos profissionais da instituição premiadas durante o evento. Foram cinco as iniciativas investigativas da unidade do Governo de Goiás premiadas nas categorias de pôster eletrônico e apresentação oral, que contaram com a expressiva participação dos residentes.
Para o Diretor Geral do Crer, Dr. Válney Luiz da Rocha, a conquista das premiações referenda a credibilidade do trabalho desenvolvido pelos profissionais da instituição em prol dos pacientes e da ciência, contribuindo para o progresso da assistência em saúde baseada em evidências científicas.
“Desde o momento da embriogênese do Crer tínhamos como missão ofertar assistência em saúde qualificada e chancelada pelo ensino e pela pesquisa. Desde então, trabalhamos muito para atingir a maturidade que vivemos hoje. Portanto, essas premiações não são por acaso, elas refletem o compromisso e o legado que o Crer, por meio de seus profissionais, constrói diariamente em prol da saúde e da ciência”.
Residente de Terapia Ocupacional no Crer, Luís Henrique Cardoso Oliveira foi um dos premiados, com a pesquisa Produção de uma tecnologia assistiva para auxílio do cateterismo vesical intermitente limpo da pessoa com lesão medular.
“Essa premiação demonstra como diferentes categorias profissionais e conhecimentos podem se unir para fazer um trabalho de excelência em prol do paciente. Estou muito feliz e honrado com o reconhecimento do nosso trabalho”, comemorou o residente.
Segundo a residente em Fisioterapia no Crer, Iriana Moraes Eduardo, seu objetivo profissional é conseguir aliar a prática assistencial à pesquisa. “O que o Crer nos proporciona durante a residência é meu sonho dourado enquanto profissional. Aliar ensino, pesquisa e assistência é um grande diferencial”.
Conheça as pesquisas do Crer que foram premiadas durante a II Jornada Científica Integrativa da Agir.
Apresentação Oral
2º Lugar
Pesquisa: Detecção dos genes de virulência VacA de Helicobacter pylori em pacientes dispépticos em Goiás: uma associação com os aspectos clínicos ehistopatológicos.
Autoria: Jaqueline Correia Pontes Serra, preceptora enfermagem; Lucas Luiz de Lima Silva; Daniela Medeiros Milhomem Cardoso; Lucas Trevizani Rasmussen; Lilian Carla Carneiro; Monica Santiago Barbosa.
3º Lugar
Pesquisa: Produção de uma tecnologia assistiva para auxílio do cateterismo vesical intermitente limpo da pessoa com lesão medular
Autoria: Luis Henrique Cardoso Oliveira, residente de terapia ocupacional; Ma.Fernanda Miranda de Oliveira, supervisora Ensino e Pesquisa; Ma.Vittória Braz de Oliveira Alves, tutora enfermagem do Crer.
Categoria Pôster Eletrônico
1º Lugar
Pesquisa: Uso da telessaúde na perspectiva de fisioterapeutas em um Centro de Reabilitação.
Autoria: Letícia Cristina Lima Carvalho, residente de fisioterapia; Iriana Moraes Eduardo, residente fisioterapia; Me.Paulo Fernando Lobo Correa, fisioterapeuta.
2º Lugar
Pesquisa: Atendimentos de telessaúde pela perspectiva da equipe multiprofissional.
Autoria: Iriana Moraes Eduardo, residente de fisioterapia; Ma.Letícia de Araújo Morais, tutora da residência multiprofissional; Letícia Cristina Lima Carvalho, residente de fisioterapia, Me.Paulo Fernando Lobo Correa, fisioterapeuta.
3º Lugar
Pesquisa: Prevalência de hiponatremia em pacientes com lesão medular em reabilitação em um Centro de Referência do Brasil,
Autoria: Dra.Ellen Cristina de Sousa e Silva Araujo, nutricionista do Crer.
Jornada Científica Integrativa da Agir
A II Jornada Científica Integrativa aconteceu nos dias 20 e 21 de outubro e mobilizou os profissionais do Crer. Com o tema “Inovação e Tecnologias em Saúde”, o evento fez alusão à obstinação da pesquisa promovida pela Agir/Crer.
O hospital disponibilizou três locais de transmissão online da programação da Jornada, além de atividades presenciais, também.
Presencialmente, foi realizado o minicurso Ciência ABA e a abordagem Transdisciplinar, ministrado pelas profissionais, Mayara Kelly Alves, Amanda Pereira Borges e Reylla Sousa Chagas e a oficina Ferramentas Inovadoras Aplicáveis ao Processo Educativo na Saúde, ministrada por Valquíria Vicente.
Além desses, foram realizados os Talks: Terapia Ocupacional na UTI; Musicoterapia na UTI; Modelo de Gestão Administrativa, Aliando Tecnologias, Inovações e Sustentabilidade; Programa Cuidar de Quem Cuida: ações em prol do bem-estar no trabalho, e a mesa-redonda moderada pela enfermeira, Vittoria Braz de Oliveira Alves, sob o tema Disfunção Neurogênica do Trato Urinário Inferior: técnica robótica nas cirurgias urológicas, composta pelos profissionais: Dr. Pedro Junqueira, urologista, Dra. Ariana Rocha, infectologista e a enfermeira Fernanda Miranda.