Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Crer


CRER implanta Cuidados Integrais no setor de internação e fortalece a segurança na assistência ao paciente


24 de julho de 2020



Com o objetivo de promover um atendimento holístico e centrado, cada vez mais, no paciente, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, uma unidade da SES-GO, implantou uma nova metodologia para o atendimento aos pacientes internados no hospital, a dos Cuidados Integrais. Liderado pela Gerência de Enfermagem da instituição, o novo método garante mais segurança na assistência e maior controle da evolução do quadro clínico do paciente.

“A integralidade é um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), e o Cuidado Integral é um método orientador da enfermagem para a aplicação deste princípio. Esta metodologia assistencial visa a interação entre humanização, segurança do paciente e excelência do cuidado. Para o sucesso da implantação dos Cuidados Integrais foram adquiridos novos equipamentos, realizados treinamentos por simulação realística e, principalmente, contamos com o comprometimento de toda a equipe de enfermagem. O cuidar holístico transcende o tempo e a matéria, fortificando o vínculo paciente-profissional”, explica a gerente de Enfermagem do CRER, Priscila Martins. .

Com o uso de um carrinho, o técnico em enfermagem fica responsável pelos cuidados integrais ao paciente, o que corresponde a toda assistência direta e medicamentosa. O contato direto com o paciente proporciona maior controle da evolução do mesmo, garante a técnica em enfermagem Eliete do Livramento Silveira Alves.

“Hoje temos uma visão ampla do paciente. Realizamos desde uma troca de fralda até a administração dos medicamentos, o que nos proporciona acompanhar se o paciente teve alguma reação adversa, como está a pele do paciente, se tem indícios de ferida, como está o acesso venoso. Tudo isso contribui para a segurança do paciente, as chances de acontecer um erro ficam mínimas”.

Dircelene Gonçalves de Lima, internada no CRER há mais de 30 dias, aprovou a nova metodologia de atendimento. Segundo ela, se sente mais segura com um profissional responsável por ela durante todo o dia. “Gostei muito desse novo formato de atendimento. Ficamos mais íntimas do profissional, o que nos dá mais liberdade para relatar o que estamos sentindo e mais segurança também. Está muito aprovado”.

Os Cuidados Integrais foram adotados em todos os setores de internação do hospital.