Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Crer


Atendendo a todas as medidas de segurança, CRER entrega aparelhos auditivos aos pacientes


15 de julho de 2020



Comprometido com a assistência em saúde voltada a pessoa com deficiência, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, uma unidade da SES-GO, retomou, nesta terça-feira (14/7), a dispensação de aparelhos auditivos aos usuários da instituição. A entrega, que compõe a gama de serviços ofertados pela instituição aos usuários que possuem algum tipo de deficiência auditiva, beneficia mais de 260 pessoas todos os meses. 

Em decorrência das orientações e determinações sanitárias estabelecidas pelo cenário de pandemia planetária, o serviço ficou temporariamente suspenso para uma remodelação do modelo de entrega dos aparelhos. O que antes era feito em consultório, agora acontece na quadra poliesportiva do hospital. 

Para que a retomada acontecesse, a supervisora de Reabilitação Auditiva e Intelectual, Ana Cristina Quinta Barbosa, explica que a equipe se mobilizou para planejar um modelo que atendesse a necessidade do usuário, ao mesmo tempo que não comprometesse as medidas de biossegurança adotadas pelo hospital contra a disseminação da Covid-19. 

“Organizamos as estações de entrega dos aparelhos na quadra poliesportiva da instituição, um local amplo e com livre circulação de ar. Além disso, nossos profissionais estão devidamente paramentados, aferindo a temperatura dos usuários antes de qualquer tipo de atendimento e orientando os mesmos quanto ao distanciamento social no local. Ao chegar, o paciente é orientado por uma assistente social e depois encaminhado para o atendimento da equipe de fonoaudiologia”, explica a supervisora. 

As entregas, que começaram nesta terça (14), seguem até quinta-feira (16) nos horários das 8h às 10h30 e das 14h às 17h. Ao todo, 263 aparelhos serão entregues aos usuários durante esses dias.  

“Por conta da pandemia, os pacientes que estavam agendados para receber os aparelhos aguardavam pelo chamamento do hospital. Esses pacientes já passaram por todos os exames e fases de testes necessárias para o processo. Agora, visto que o modelo de entrega deu certo, vamos planejar a entrega dos demais aparelhos que estão com a dispensação em aberto em decorrência da paralisação do serviço”. 

Com problema auditivo desde criança, Maria Lúcia Lopes da Silva foi uma das pacientes que receberam o aparelho auditivo durante a ação. “Fico até emocionada em poder receber esse aparelho auditivo. Só quem possui problemas para ouvir sabe a dificuldade que é não conseguir se comunicar nem com a própria filha. Receber esse aparelho significa ter minha vida de volta”, disse. 

Habilitado para o serviço de atenção a saúde auditiva desde dezembro de 2005, até o momento, o CRER já dispensou mais de 41 mil aparelhos auditivos aos seus usuários.