Profissionais do CRER são continuamente treinados e capacitados para o enfrentamento da Covid-19
Com o objetivo de garantir assistência de qualidade e a segurança dos pacientes e dos profissionais, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, uma unidade da SES-GO, realiza, desde o início do cenário de pandemia do novo coronavírus, uma série de treinamentos relacionados à Covid-19. Até o momento, já foram registradas 2.138 participações de profissionais durante as mais de 210 horas de treinamentos de capacitação realizados.
Diante do ineditismo da doença, protocolos e fluxos de atendimento foram desenvolvidos pelos profissionais que compõem o Comitê da Covid-19 no CRER. As ações de capacitação são contínuas e obedecem às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás.
“Do dia para a noite nos deparamos com uma doença desconhecida e que vem desafiando o mundo. Tivemos que agir rápido, desenvolvendo fluxos de atendimento e capacitando nossa equipe de profissionais, principalmente aqueles que atuam na linha de frente. Contamos com uma equipe muito competente e comprometida com a segurança do cuidado e com a excelência do atendimento, de maneira que obtivemos êxito nessa tarefa. Agora, afirmo com muito orgulho, estamos prontos para o enfrentamento dessa batalha. Seguiremos apoiando nossos profissionais no que for necessário e tenho certeza, sairemos vitoriosos”, ressalta o gerente de Atendimento ao Paciente Internado Dr. Ciro Bruno Silveira Costa.
Dentre os treinamentos realizados no hospital estão: fluxos de atendimento ao paciente com suspeita ou confirmado com a Covid-19, higienização das mãos, uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), paramentação e desparamentação, boas práticas de prevenção e saúde mental.
Para a consolidação dos treinamentos e para garantir apoio na hora da dúvida, foram desenvolvidos vídeos educativos com o passo a passo das rotinas. Os materiais foram gravados por profissionais da área assistencial e estão sendo reproduzidos nas TV’s corporativas e também estão disponíveis na página da Covid-19, na Intranet.
“A meta é capacitar todos os profissionais da instituição, considerando as especificidades de cada setor, independente de estar na linha de frente ou atuar indiretamente. Entendemos que testar os fluxos e os procedimentos operacionais de forma sistemática é o melhor caminho para promover um ambiente seguro”, finaliza a enfermeira do SECIH, Tatiane Barbosa Mendes de Freitas Lemes.