Abril pela Segurança de Todos
No mês em que acontece a campanha “Abril pela Segurança do Paciente”, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, uma unidade da SES-GO, celebra o compartilhamento de conhecimento e práticas seguras e inovadoras para a promoção da segurança do paciente. Contudo, neste ano, devido ao cenário atual de pandemia da Covid-19, o CRER amplia o alcance do movimento a fim de destacar também as práticas de biossegurança para proteção dos profissionais da saúde, sendo a campanha renomeada para “Abril pela Segurança de Todos”.
O Núcleo de Segurança do Paciente (NUSP) do CRER ressalta a importância de que, mesmo nos momentos de crise, é imprescindível que os profissionais estejam engajados em manter os processos assistenciais confiáveis e seguros para garantir a qualidade do cuidado. Entretanto, tão importante quanto a segurança do paciente, é a segurança do próprio trabalhador, sendo fundamental manter as ações de vigilância e controle de riscos, centrando-se em práticas de biossegurança individuais e coletivas.
“Em situações de crise é imprescindível que processos prioritários permaneçam organizados, para garantir uma assistência segura e com qualidade para pacientes e colaboradores. Podemos citar como alguns dos processos prioritários: gerenciamento de riscos, práticas de biossegurança, fluxo do paciente, comunicação efetiva, tomada de decisão e gestão de pessoas e recursos”, destaca a presidente do NUSP, enfermeira Maiana Sousa.
Atualmente, devido ao controle epidemiológico do novo coronavírus, o CRER também tem avançado na implantação de novos protocolos voltados às ações relacionadas ao manejo de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. O objetivo é difundir práticas seguras, ampliar o acesso às informações, padronizar os procedimentos e realizar treinamentos com simulações realísticas para capacitação dos profissionais do hospital.
Portanto, profissional, o seu engajamento é primordial na qualidade da assistência. Cuide da sua segurança, pois para cuidar do outro é preciso antes cuidarmos de nós mesmos. Assim, vamos juntos promover um cuidado cada vez mais seguro para todos!