Hugol realiza momento de acolhimento com seus colaboradores
Visando contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias adaptativas no enfrentamento do cenário atual, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), iniciou o projeto “Momento Terapêutico”, uma ação de acolhimento e apoio objetivando o bem-estar emocional de seus colaboradores.
“O Momento Terapêutico foi pensado como uma forma de amenizar a fase vivida atualmente, reconhecendo e valorizando os profissionais da saúde que, apesar de serem corajosos e heroicos, também são seres humanos e compartilham da enorme sensação de medo e insegurança diante deste momento. Ao exercer nossa profissão, escolhemos cuidar do próximo e, para que isso seja possível, precisamos nos cuidar também, mantendo o equilíbrio emocional e psicológico”, relatou Nayara Assunção, Gerente de Recursos Humanos da unidade.
A ação é realizada com pequenos grupos, mantendo uma distância segura uns dos outros, seguindo as recomendações de segurança, evitando aglomerações. Durante o momento, as dinâmicas realizadas por psicólogos e residentes do hospital buscam trabalhar questões interpessoais, reduzir os níveis de ansiedade reativa e valorizar o colaborador.
Lucélia Almeida é técnica em enfermagem da unidade e se sentiu renovada após participar da ação: “Foi uma experiência única, pois nesse período tão delicado que estamos vivendo, eu necessitava de um momento de acalento, de me sentir acolhida, e pude vivenciar isso aqui. Dedicamos tanta atenção ao paciente, aos nossos amigos e aos familiares que acabamos esquecendo um pouco de nós. Tive a oportunidade de olhar para o meu interior, de cuidar de mim, e agora me sinto mais forte para continuar a salvar vidas”.