Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HCN


HCN recebe visita técnica da equipe da Ouvidoria Geral do SUS/SES-GO


31 de outubro de 2021



O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) recebeu a visita técnica da equipe da Ouvidoria Geral do SUS/SES-GO. A visita faz parte do protocolo de implantação do setor na unidade. A ouvidora geral, Erenice dos Santos, a coordenadora de Descentralização, Liliane Oliveira Paulo e a técnica em ouvidoria, Marisa Lopes Guimarães, conheceram a estrutura física do hospital e da ouvidoria do HCN.

O objetivo da visita foi orientar sobre o papel da Ouvidoria para o Sistema Único de Saúde (SUS), o qual o HCN integra, bem como a autonomia dos gestores da unidade na condução do trabalho descentralizado da ouvidoria, apesar da subordinação a ouvidoria em nível Central, da SES-GO. “É necessário manter a ouvidoria funcionando de forma efetiva, observando as diretrizes e normas de acessibilidade, divulgação, acolhimento, processamento e resposta das manifestações de ouvidoria”, explica Erenice.

A ouvidora geral ressaltou ainda sobre importância da atividade da ouvidoria que vai para além do contrato de gestão. “Além de uma obrigação contratual ela é uma obrigatoriedade constitucional, por isso a necessidade da troca de informações e orientação sobre o trabalho do setor em uma unidade hospitalar.”

Para Erenice, a visita foi muito proveitosa e a equipe se sentiu acolhida. “A fala da diretora-geral do HCN, Anamaria Arruda, nos deu muita tranquilidade, pois demostrou conhecer e reconhecer a importância que a ouvidoria SUS possui. Isso, tanto para o monitoramento da prestação de serviço público de saúde com qualidade, como no que tange à mediação do acesso aos serviços de saúde e à participação dos usuários do SUS”, ressaltou.

O único objetivo fiscalizatório foi observar a estrutura e a divulgação da ouvidoria dentro da unidade. A ouvidoria do HCN foi formalizada em julho deste ano, com o treinamento de duas colaboradoras.

Durante a visita, a equipe conversou com um ex-paciente da unidade, João Batista Júnior, que estava na unidade como capelão hospitalar, em uma visita religiosa a um paciente do HCN. Ele aproveitou o momento para agradecer o atendimento que recebeu do hospital, os cuidados da assistência, a qualidade de toda a equipe. “Eu sou grato por ter vindo para esse hospital. Graças a Deus tive os melhores médicos, as melhores enfermeiras e técnicas, fisioterapeutas, psicólogas, assistentes sociais. A equipe da limpeza, da nutrição, os maqueiros, todos muito gentis e preocupados com minha recuperação. Eu nunca vou me esquecer desse atendimento tão acolhedor”, testemunhou João Batista.