HCN recebe visita técnica da equipe da Ouvidoria Geral do SUS/SES-GO
O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) recebeu a visita técnica da equipe da Ouvidoria Geral do SUS/SES-GO. A visita faz parte do protocolo de implantação do setor na unidade. A ouvidora geral, Erenice dos Santos, a coordenadora de Descentralização, Liliane Oliveira Paulo e a técnica em ouvidoria, Marisa Lopes Guimarães, conheceram a estrutura física do hospital e da ouvidoria do HCN.
O objetivo da visita foi orientar sobre o papel da Ouvidoria para o Sistema Único de Saúde (SUS), o qual o HCN integra, bem como a autonomia dos gestores da unidade na condução do trabalho descentralizado da ouvidoria, apesar da subordinação a ouvidoria em nível Central, da SES-GO. “É necessário manter a ouvidoria funcionando de forma efetiva, observando as diretrizes e normas de acessibilidade, divulgação, acolhimento, processamento e resposta das manifestações de ouvidoria”, explica Erenice.
A ouvidora geral ressaltou ainda sobre importância da atividade da ouvidoria que vai para além do contrato de gestão. “Além de uma obrigação contratual ela é uma obrigatoriedade constitucional, por isso a necessidade da troca de informações e orientação sobre o trabalho do setor em uma unidade hospitalar.”
Para Erenice, a visita foi muito proveitosa e a equipe se sentiu acolhida. “A fala da diretora-geral do HCN, Anamaria Arruda, nos deu muita tranquilidade, pois demostrou conhecer e reconhecer a importância que a ouvidoria SUS possui. Isso, tanto para o monitoramento da prestação de serviço público de saúde com qualidade, como no que tange à mediação do acesso aos serviços de saúde e à participação dos usuários do SUS”, ressaltou.
O único objetivo fiscalizatório foi observar a estrutura e a divulgação da ouvidoria dentro da unidade. A ouvidoria do HCN foi formalizada em julho deste ano, com o treinamento de duas colaboradoras.
Durante a visita, a equipe conversou com um ex-paciente da unidade, João Batista Júnior, que estava na unidade como capelão hospitalar, em uma visita religiosa a um paciente do HCN. Ele aproveitou o momento para agradecer o atendimento que recebeu do hospital, os cuidados da assistência, a qualidade de toda a equipe. “Eu sou grato por ter vindo para esse hospital. Graças a Deus tive os melhores médicos, as melhores enfermeiras e técnicas, fisioterapeutas, psicólogas, assistentes sociais. A equipe da limpeza, da nutrição, os maqueiros, todos muito gentis e preocupados com minha recuperação. Eu nunca vou me esquecer desse atendimento tão acolhedor”, testemunhou João Batista.