Mastologista ministra palestra sobre Saúde da Mulher no HCN
O mastologista Osvaldo Braga fez um alerta para os principais cuidados da saúde feminina, durante palestra para os colaboradores do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu. Ele destacou que a prevenção e o rastreamento de tumores são ações fundamentais para reduzir os riscos da doença e aumentar as chances de cura.
“Por meio da prevenção podemos reduzir os números de casos registrados e mortes”, explica o médico. Adotar hábitos saudáveis como: alimentação rica em azeite, frutas, legumes, castanhas e ômega 3, reduzir a ingestão de bebida alcoólica e praticar atividades físicas regularmente têm um benefício a longo prazo e podem ajudar a reduzir em até 30% os casos de câncer”, destacou o mastologista.
O autoexame, segundo Osvaldo, deve ser realizado com frequência e ajuda a mulher a perceber alterações nas mamas. Mas ele ressalta que os exames preventivos de rastreamento (ultrassonografia e mamografia) detectam o câncer precocemente, reduzindo as chances da pessoa que faz exames regulares ter seu quadro agravado e mutilações. Na ausência de um diagnóstico precoce, os pacientes acabam descobrindo os tumores tardiamente.
O rastreamento com ultrassonografia e mamografia é indicado para todas as mulheres a partir dos 40 anos e podem reduzir em até 25% a mortalidade, graças ao tratamento precoce. “Mas pessoas que possuem casos de câncer de mama na família precisam fazer o acompanhamento médico antecipado e com mais frequência. Por isso, é muito importante procurar seu médico de confiança e, se houver indicação, realizar os exames de rastreamento solicitados”, pontua.
O mastologista Osvaldo Braga é formado pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), em Teresópolis – RJ, com residência em Mastologia pelo Hospital das Clínicas do Estado de Goiás.