Hugol realiza procedimento cardíaco pediátrico inédito na unidade
O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), realizou um tratamento intervencionista pediátrico por cateter inédito na unidade, uma atriosseptostomia, em paciente com apenas 9 dias de vida, encaminhado pelo HMI – Hospital Materno Infantil Dr. Jurandir do Nascimento.
“Realizar esse tipo de procedimento pelo SUS é um divisor de águas, pois o cuidado com a cardiologia pediátrica é um dos mais complexos que existem e o fato de qualquer paciente ter acesso a uma estrutura tão completa quanto a do Hugol para realizar tal tratamento significa um ganho importante para todo o Estado”, declarou Maurício Prudente, médico cardiologista da unidade.
Para que esse procedimento de emergência fosse realizado, houve um empenho das unidades Hugol e HMI. O estado do paciente era gravíssimo e a necessidade de agilidade no tratamento era crucial para sua sobrevivência. O processo inicial de acionamento da unidade foi feito às 18h e, às 22h30, o procedimento já estava concluído com sucesso.
“Essa foi só uma etapa cumprida com êxito, mas o paciente ainda precisa de muitos cuidados que deverão ser atendidos em unidades de saúde especializadas. Esse procedimento de urgência realizado aqui no Hugol deu a ele muitas condições para dar continuidade no tratamento e ainda conseguimos renovar a esperança dos pais, que ficaram extremamente agradecidos com toda a equipe”, ressaltou Prudente.
Saiba mais
A unidade inaugurou o Serviço de Hemodinâmica Dr. Paulo de Siqueira Garcia em 6 de abril de 2018, com 19 leitos de suporte (estabilização e observação) e outros 40 leitos de internação, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva e 30 para internações. A hemodinâmica é um serviço de alta complexidade e realiza diagnósticos e procedimentos terapêuticos invasivos, principalmente em pacientes adultos vítimas de infarto agudo do miocárdio.