Banco de Sangue do Hugol homenageia doadores destaque do ano
Tendo a gratidão como tema, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), celebrou o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro, nessa sexta-feira, 29, homenageando os principais doadores de sangue e apoiadores do Banco de Sangue da unidade, que receberam uma medalha de honra em agradecimento e tiveram seus nomes gravados em uma placa na recepção da UCT – Unidade de Coleta e Transfusão do hospital.
“A gratidão é o sentimento que temos por todos os nossos doadores, seres altruístas que disponibilizam seu sangue para ajudar outras pessoas que, em muito dos casos, nem conhecem. Também temos gratidão por todos os colaboradores da unidade, que fazem seu trabalho de forma exemplar, possibilitando ao Banco de Sangue atender à grande demanda do hospital, salvando o maior número de vidas possível”, declarou o médico hematologista e supervisor da UCT do Hugol, Adriano Arantes.
Os principais doadores de sangue de 2019 foram Samuel Lopes Félix e Maria Muniz de Melo Henriques. Na categoria doadores de plaquetas, Rafael Andrade Gomes e Maria de Nazaré dos Santos. Os doadores internos, colaboradores do Hugol, também foram homenageados – na categoria doadores de sangue, Antônio Tavares da Silva e Sueli Soares da Cunha; e na categoria doadores de plaquetas, Jamismar Rodrigues Diniz e Darla Franco de Carvalho.
O doador Rafael Andrade, um dos homenageados no evento, doa plaquetas mensalmente: “Acredito que o que faço não é mais que minha obrigação. Na verdade, só estou doando um pouco do meu tempo para retornar todas as bençãos que tenho na vida, principalmente a minha saúde. Ser reconhecido pelo Hugol foi uma emoção única e fico feliz de ter impactado positivamente a vida de outras pessoas”.
O Banco de Sangue do Hugol também valorizou os agentes multiplicadores Conselho Jedi de Goiás e Faculdade UNICAMPS, que auxiliaram no intermédio de ações e coletas externas de sangue. A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) promoveu ações de coleta de sangue em seus eventos e espaços para seus públicos internos e externos e, por isso, também foi homenageada.


