CRER realiza captação de órgãos para doação
Com o apoio da Central Estadual de Transplante de Goiás (CET), foi realizada na madrugada desta quarta-feira (20/11) captação de órgãos no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, unidade da SES-GO. A captação dos rins do paciente foi realizada com o apoio e autorização da família do doador, após o fechamento do diagnóstico de morte encefálica.
A última captação de órgãos de paciente internado no CRER foi realizada em março de 2016, ocasião em que foram doados rins, fígado e coração. A gerente de Transplantes da CET, Katiuscia Cristiane Freitas, explica que o baixo índice de doação de órgãos é fruto da desinformação.
“A falta de informação ainda é um grande desafio para a captação de órgãos no Brasil. A recusa da família muitas vezes se dá por conta dos mitos que existem acerca do assunto. Neste contexto, o papel do hospital é primordial no acolhimento da família e no esclarecimento de todas as etapas do diagnóstico de morte encefálica, garantindo assim a segurança do processo”.
Os rins captados foram disponibilizados para a fila de espera de Goiás. Atualmente, mais de 240 pessoas aguardam por um rim no Estado e cerca de 22 mil pessoas compõem a mesma fila no Brasil.
Para ser doador no Brasil não é preciso deixar nada por escrito e sim comunicar à família, pois somente os parentes podem autorizar a doação.