Hugol sedia evento regional sobre Cuidados Paliativos
O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), sediou nessa terça-feira, 19, a edição de novembro do Café Paliativo Integrativo, evento mensal de cunho científico e acadêmico, baseado na educação continuada voltada para a disseminação dos conhecimentos dos cuidados paliativos, proposto pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos.
“Esse é um evento de suma importância para a unidade, dada a crescente demanda desse perfil do paciente com necessidades de cuidados paliativos, e é importante que o colaborador tenha maior conhecimento do tema, a fim de promover um melhor atendimento não só ao paciente, mas também aos familiares”, relatou Ana Paula Morais, fonoaudióloga e secretária da comissão de Cuidados Paliativos do Hugol.
A comissão de Cuidados Paliativos do Hugol foi instaurada em junho de 2017, tendo o objetivo de disseminar o conceito e os princípios que regem essa forma de abordagem e cuidado do paciente e de sua família. “A criação de uma comissão dessa especialidade pulsava desde o início do hospital, e com a expansão gradativa de nossas especialidades, se tornou ainda mais necessária para acolher todos os tipos de pacientes recebidos”, informou a médica geriatra da unidade, Marina Lopes, uma das fundadoras da comissão, durante o evento.
“Entendemos que os cuidados paliativos são uma forma de acolher com respeito e dignidade o sofrimento e a vulnerabilidade que o paciente carrega em um momento tão delicado, fornecendo, dessa forma, qualidade de vida por meio do controle de sintomas e do acompanhamento integral de uma equipe multidisciplinar disposta a promover ações que contribuirão para o seu bem-estar e de sua rede de apoio”, explanou Uliana Medeiros, presidente da comissão de Cuidados Paliativos do Hugol.