Simulação realística fortalece práticas de biossegurança no CRER
Objetivando atualizar os profissionais sobre os princípios básicos de biossegurança, uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e higienização das mãos, todos voltados a prevenção de casos de infecção hospitalar, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, unidade da SES-GO, promoveu, nos dias 9,10 e 11 de outubro, um treinamento através de simulação realística, aos profissionais. Ao todo, a ação capacitou 168 profissionais.
“Durante o treinamento os profissionais foram conscientizados da importância das medidas de controle de infecção hospitalar e ainda sobre os aspectos relacionados a segurança do paciente e dos profissionais”, explicou a enfermeira da CCIH, Tatiane Barbosa Mendes.
Para simular o cuidado ao paciente e para reforçar o entendimento, foi montada uma unidade de internação com o uso de boneco para representar o paciente internado. Os protocolos de segurança e os cuidados que devem ser adotados foram simulados neste ambiente.
O treinamento faz parte do calendário de ações de educação continuada realizadas pela Comissão. Os encontros foram realizados nos turnos matutino, vespertino e noturno, contemplando todos os profissionais envolvidos com a assistência ao paciente.
.jpeg)