Dia do Idoso no HDS leva atendimento em saúde a mais de 480 pessoas
O Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta terça-feira (1°/10), foi amplamente celebrado no Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS, unidade da SES-GO, com a realização do Dia do Idoso no HDS. Com atividades voltadas ao paciente da terceira idade, a programação contou com a realização da Gincana da Maioridade, consultas odontológicas preventivas, palestras e orientações sobre direitos e políticas públicas voltadas aos idosos, além de aferição de pressão e glicemia dos pacientes.
Ao todo, o Dia do Idoso no HDS atendeu 488 pessoas, todos pacientes em tratamento na instituição. Dona Silvia Maria de Melo, de 64 anos, foi uma das participantes da programação. Paciente do HDS há um ano, ela contou que se sentiu valorizada com a iniciativa. “Muita gente acha que idoso não serve pra nada, que idoso tem que ficar em casa esperando a morte chegar. Uma iniciativa como essa eleva a autoestima da gente e nos mostra que a vida é boa, não importa a nossa idade. O HDS é minha rede de apoio, aqui sou muito bem tratada”.
Nas salas de espera dos ambulatórios da unidade, os profissionais fizeram palestras para conscientizar sobre os direitos do idoso e para chamar a atenção dos usuários do hospital para a qualidade de vida na terceira idade. Segundo a psicóloga do HDS, Keila Mota de Sousa, uma das principais queixas ouvidas nos consultórios é a de arrependimento.
“O idoso não precisa esperar ficar doente para mudar de vida e de hábitos. Nosso objetivo com esse trabalho de conscientização é mostrar que é possível ter prazer em viver também na terceira idade. A frase ‘Gostaria de ter sido feliz’ é a queixa que mais ouvimos dos idosos nos consultórios”.
Outra preocupação da instituição é a saúde bucal dos idosos, já que pessoas acima de 40 anos integram o grupo de risco para doenças como o câncer de boca. Nesta perspectiva, uma parceria entre o HDS e a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia resultou nas consultas odontológicas preventivas voltadas aos idosos em tratamento no hospital.
“Nosso objetivo com esta ação é a de realizar um atendimento curativo e de promoção de saúde bucal. Trouxemos para os pacientes atividades que correlacionam as causas e a prevenção do câncer de boca, assim chamamos a atenção para os riscos do tabagismo, do etilismo, da faixa etária e da exposição excessiva ao sol”, explicaram as odontólogas do município, Janaína Benfica e Silva e Cláudia Daniela Moreira Portilho.
A Gincana da Maturidade foi realizada durante todo o dia. Por meio da abordagem lúdica e criativa, os profissionais da equipe multiprofissional trabalharam equilíbrio, cognição, memória, condicionamento físico e alimentação saudável junto aos idosos. Ao final das atividades, todos os participantes receberam uma medalha de reconhecimento e homenagem pelo Dia do Idoso.
Atendimento
Referência no atendimento ao idoso pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o HDS oferece uma gama de serviços voltados aos usuários com mais de 60 anos. Os atendimentos passam por consultas com especialistas médicos, tratamento odontológico, grupos terapêuticos como o de prevenção de queda e o de estimulação cognitiva, exames, atividades físicas e atendimento completo em reabilitação.
De janeiro a setembro deste ano, o HDS realizou 9.343 atendimentos voltados a pessoa idosa, o que representa 23,96% do total de atendimentos realizados na unidade de saúde neste período.