Enfermagem do HCamp de Goiânia implanta a Terapia do Sono nas UTI´s
Quem adentra nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI´s) do HCamp de Goiânia entre 12 e 13 horas, é envolvido na Terapia do Sono. A ação foi implantada no dia 21 de outubro deste ano pela Supervisão de Enfermagem, que desenvolveu uma campanha interna de comunicação em parceria com a Supervisão de Comunicação do Hospital e a Ascom da Agir. A arte é ilustrada pela referência técnica da UTI do HCamp, Paolla Nathana. A enfermeira transmite a seguinte mensagem – Terapia do Sono: Nossa diferença no cuidado! Apague a luz, admire a penumbra e escute o som do silêncio.
Segundo a supervisora de Enfermagem, Murichaine Marques, a iniciativa é focada na humanização do atendimento dos pacientes com impactos na diminuição dos efeitos negativos observados durante o período da internação. “No início da tarde, todos os pacientes críticos terão uma diferença na assistência ofertada com as luzes apagadas, sem nenhum ruído ou interferência externa, o que estimula a recuperação, atenua os sintomas de ansiedade e promove o descanso pleno dos nossos usuários”.
Coordenadora de Enfermagem das UTI´s, Gabriella Nobrega Milhomem Paranahyba, acredita que o projeto reforça a importância do paciente grave ter uma hora de conforto. “Mesmo não sendo um horário padrão de sono, das 12 às 13 horas, nossos assistidos terão um momento de bem-estar maior. Eles se desconectam do ambiente da UTI, que é importante para o cuidado e manutenção da vida, mas que dispõe de inúmeras luzes e sons de aparelhos como respiradores, monitores e bombas de infusão”, explicou.