Projeto do CRER é finalista em premiação nacional de referências em saúde
O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, unidade da SES-GO, é um dos finalistas do prêmio Referências da Saúde, evento promovido pelo Healthcare Innovation Show (HIS). A premiação, que neste ano acontece de 18 a 19 de setembro em São Paulo, tem como objetivo estudar cases de instituições do setor de saúde para apresentá-los à comunidade e premiar os melhores resultados.
O case finalista do CRER é o estudo “Identificação de fatores de risco de quedas na marcha de mulheres idosas com suporte tecnológico do Laboratório de Movimento do CRER”, produzido pelo fisioterapeuta do Laboratório de Movimento do CRER, Darlan Martins Ribeiro.
“Para nós, a indicação ao prêmio significa a coroação de um trabalho sério, árduo e dedicado do CRER e da AGIR. Participar como finalista de uma premiação de peso como esta nos coloca em um grupo seleto com as maiores instituições de saúde do Brasil, além de dar visibilidade para o trabalho desenvolvido pelo CRER”.
O estudo, que analisou a forma com que mulheres jovens, de meia idade e idosas caminham, identificou uma característica da marcha da mulher idosa que explica porque ela cai mais que o homem idoso, por exemplo. “No momento da caminhada, o pé da mulher idosa passa mais perto do chão, o que predispõe os tropeços e, consequentemente, às quedas”, explica o fisioterapeuta.
Todo o processamento e análise dos dados colhidos durante a pesquisa foi realizado no Laboratório de Marcha do CRER. Também compõem a lista de hospitais finalistas na premiação, unidades de saúde como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital Mater Dei, Beneficência Portuguesa entre outros.