Hugol sedia abertura estadual do Setembro Verde
O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), foi palco da abertura da Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos – Setembro Verde na manhã dessa terça-feira, 3, que contou com um culto ecumênico em reflexão sobre a importância da doação, apresentações artísticas e homenagens. Desde o início das captações no Hugol, em 2015, até maio de 2019, já foram realizadas captações de 500 órgãos e tecidos, sendo coração, rins, pulmão, fígados, córneas e pâncreas, que representaram uma oportunidade de nova vida para pessoas de vários Estados.
Na presença de familiares de doadores, pacientes transplantados e dos profissionais de saúde de diversas unidades, o Diretor Geral do Hugol, Hélio Ponciano Trevenzol, representando os mais de dois mil colaboradores do hospital que trabalham imbuídos no propósito da humanização da assistência, afirmou que “entende-se que a unidade já é referência na captação de órgãos e tecidos justamente pelo acolhimento ofertado pelos profissionais. São múltiplas faces que trabalham diariamente para transformar as fatalidades em chances de sobrevivência. E o Setembro Verde é a oportunidade para fortalecermos a importância desse tema, visando conscientizar a sociedade”.
O Hugol adentra ao mês de setembro conscientizando seus colaboradores sobre a importância de ser um doador de órgãos e tecidos, como parte das ações da campanha nacional relativa ao tema, Setembro Verde, e também conscientizar a população, iluminando sua fachada durante o mês inteiro com cor alusiva à campanha e promoverá ações de educação. “Esse é um período em que temos mais exposição sobre o assunto e, quando conversamos com os familiares sobre o processo de doação, percebemos que eles já possuem um embasamento sobre o tema, facilitando mais a abordagem e a aceitação da família”, explica Katiuscia Freitas, coordenadora da OPO-Hugol.



