Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HDS


Janeiro Branco: HDS realiza ciclo de palestra sobre Inteligência Emocional


17 de janeiro de 2022



No mês dedicado à importância da Saúde Mental, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta culminou uma campanha, Janeiro Branco – Inteligência Emocional, que teve por objetivo conscientizar os profissionais quanto ao cuidado com a saúde mental e o uso das emoções de maneira inteligente para potencializar as relações humanas, realizar os sonhos e estimular práticas de cuidado com a saúde mental de modo a prevenir o adoecimento e sofrimento emocional.

A ação foi conduzida pela Supervisora de RH e a Psicóloga Organizacional, Larissa Andrade Bento e Joyce Vânia Rodrigues Lopes, ambas profissionais do HDS. Com base nos cinco pilares da Inteligência Emocional: autoconsciência, empatia, controle emocional, motivação e habilidades sociais, as profissionais repassaram como principal mensagem, a importância de conhecer as emoções para tornar as relações mais assertivas e produtivas no trabalho. “A inteligência emocional é considerada uma habilidade, portanto, pode ser desenvolvida. As emoções fazem parte do que somos e podem dizer muito sobre nós e como lidamos com as situações corriqueiras. Saber reconhecer e administrar nossas emoções em diferentes situações, influenciam de forma significativa na nossa vida pessoal e profissional e nos permite levar uma vida mais saudável e equilibrada”, ressalta a Psicóloga Joyce.

A profissional destaca ainda que as pessoas que sabem reconhecer as emoções em si e nos outros, e sabem administrar aquilo que estão sentindo, constroem relações mais satisfatórias com quem convivem. E essa é uma habilidade fundamental dentro de uma organização. “A inteligência emocional ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade, aumenta a empatia, a autoconfiança, aprimora a capacidade de tomar decisões, traz mais equilíbrio emocional, aprimora a capacidade de resiliência, dentre outros”, diz.

Para o participante José Erivan da Silva Lima, foi uma palestra agregadora. “O assunto tem tudo a ver com nossa rotina de trabalho e nos desperta para a reflexão sobre nosso bem-estar”.
“É um tema de grande relevância e extremamente importante, pois auxilia no convívio entre os profissionais, na capacidade de entender e agir em situações de conflito e principalmente, trazer soluções pautadas na avaliação da situação, tendo a racionalidade para tomar as decisões. A inteligência emocional, está totalmente ligada as relações de trabalho e interpessoais, pelo fato de sermos uma equipe multiprofissional, com experiências, perfis e interpretações distintas” ressaltou o Supervisor de Reabilitação Ambulatorial, Marcos Paulo Ribeiro dos Santos.