Tecnologia a favor do usuário: HDS implanta cartilha virtual sobre segurança do paciente
Tendo em vista que a segurança do paciente no ambiente hospitalar e a preservação do meio ambiente envolvem práticas sustentáveis e ações estratégicas para evitar riscos, a Unidade de Cuidados Prolongados do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colonia Santa Marta (HDS), implantou a Cartilha Virtual de Segurança do Paciente. Ao apontar a câmera do celular para o QR Code, o paciente e familiar acessam o conteúdo orientativo sobre como eliminar os riscos de queda, infecções, troca de medicamentos, entre outros.
A iniciativa, desenvolvida e pensada pelo setor de comunicação em parceria com a equipe de enfermagem, além de contribuir com o meio ambiente por evitar a impressão de materiais, se torna aliada no combate à disseminação da Covid-19, visto que, basta o paciente ou familiar fazer a leitura do QR Code disponível.
O paciente Augusto aprovou a iniciativa. “É algo inovador, a opção do acesso por meio do QR Code proporciona preservação da saúde, já que não é preciso manusear material impresso”, afirma.
A supervisora da enfermagem da internação, Ana Teresinha Soares dos Santos, explica que a iniciativa reflete na assistência ao usuário. Trata-se de um trabalho que envolve não apenas os profissionais, mas a família também tem um papel importante quando o assunto é garantir segurança do paciente.
“A segurança do paciente é um tema muito pertinente, o benefício da cartilha virtual para os pacientes e os familiares é ter em mãos uma ferramenta de pesquisa que define de forma simples e didática o processo do cuidar. Nós enquanto AGIR, que pleiteamos a Certificação ISO 14001, vemos nessa alternativa uma oportunidade de contribuir com o movimento sustentável”, destaca Ana.
O HDS é uma unidade que presta atendimento aos usuários do SUS e tem em seus valores a responsabilidade de colocar em práticas iniciativas que estimulem cada vez mais saúde e segurança para todos.