HDS feito por Elas
No mês dedicado à mulher, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) exalta a participação e a presença das mulheres no âmbito da liderança. Exemplo de mulheres que trilharam uma jornada pautada na ascensão profissional e hoje ocupam cargos de liderança, são elas, as Supervisoras: Ana Teresinha dos Santos – Supervisora de Enfermagem, Cledma Ludovido – Supervisora de Reabilitação da Residência Assistencial e Internação, Darlene Araújo de Carvalho – Supervisora de Recursos Humanos e a Dra. Marina Moreira Lopes – Supervisora Médica.
O HDS é uma unidade que incentiva a liderança feminina e busca fortalecer o engajamento de mais mulheres no crescimento profissional. Exemplo disso, é a Cledma Ludovico, que compõe o time de liderança da Unidade há 9 anos. “O HDS motivou o meu crescimento profissional e pessoal. Talvez em outra Instituição eu tivesse as oportunidades profissionais que eu tive aqui, mas meu crescimento pessoal foi sensivelmente mais proveitoso. Aprendi a não só olhar a vida pela janela ou a esperar as oportunidades chegarem; Aprendi a protagonizar a minha história, criando situações oportunas para melhorias contínuas. Amo a profissão que escolhi, amo o que faço no HDS, amo meus amigos e a família que formei”, diz Cledma.
Além do amor pela profissão, família e amigos, a profissional ressalta também o amor pelos animais. “Amo minha família de quatro patas. Tenho três cachorros, oito gatinhos, quatro cavalos e uma tartaruga”.
Ana Teresinha destaca o amor e a gratidão por ter vencido os obstáculos para chegar ao objetivo profissional. “Trabalhar fora, depois que nos tornamos mães é desafiador. Então a solução foi conciliar, e reunir todo o amor e os demais motivos que existem nessa vida e seguir em busca da realização desses sonhos. Os dias nem sempre foram assim com tanta leveza mas, diariamente busco dar o meu melhor e isso fortalece muito essa caminhada. Por tudo isso, entre os sentimentos, destaco o amor e a gratidão por cada passo dado, por todas as parcerias firmadas ao longo do tempo. Gratidão por aprender algo novo a cada dia, por ser espelho para as minhas filhas e para tantas mulheres e, principalmente, por ser instrumento de amor, através do meu cuidado, para o amor de alguém”.
Para Dra. Marina Moreira, o sentimento é de realização profissional em fazer parte do HDS. “Me sinto realizada fazendo parte do HDS. Aqui encontro um ambiente físico acolhedor, pessoas empenhadas e uma oportunidade única de aprimoramento profissional e pessoal. Sinto prazer em vir trabalhar e me sinto pertencente ao HDS”, afirma.
Recém-chegada ao HDS, Darlene Araújo de Carvalho afirma que tem como missão, pautada no planejamento estratégico institucional da Agir, estabelecer estratégias para desenvolver habilidades e assim, contribuir com o crescimento e desenvolvimento dos profissionais e da unidade. Para ela, o sentimento em ocupar uma posição de liderança é de realização profissional. “Percebo o exercício da liderança como uma missão nobre e, em simultâneo, desafiadora. Investi na minha carreira profissional ao longo dos anos, com horas de estudos, renúncias de momentos com a família, e alguns julgamentos por tomadas de decisões que são inerentes à liderança. Mas, fazer gestão de pessoas e poder contribuir com o desenvolvimento delas, me faz feliz”.