Saúde e Educação: Crer forma novos profissionais em curso de Aperfeiçoamento
Formação de curta duração multiplica a profissionais da saúde a maneira Crer/Agir de desempenhar o cuidado assistencial
Na última sexta-feira, 15, aconteceu a cerimônia de encerramento do curso de Aperfeiçoamento Profissional do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer. A unidade do Governo de Goiás concedeu certificado de aperfeiçoamento a profissionais que atuaram em processos específicos no Crer, como Farmácia, Biomedicina, Serviço Social, Radiologia, Imagens e Diagnóstico, Qualidade e Gestão de Resíduos.
Nos últimos meses, 16 profissionais puderam experenciar a maneira da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde – Agir, gestora do Crer, de promover o cuidado assistencial em diferentes áreas do exercício da assistência hospitalar. Neste contexto, o desafio profissional que o curso promove aos aperfeiçoandos passa por estimular a autonomia intelectual e o senso crítico na assistência em saúde, sempre em prol da excelência no atendimento e a satisfação dos clientes.
A compreensão da dinâmica complexa inerente ao ambiente hospitalar torna-se um diferencial na carreira desses profissionais, que, confiando nas equipes de ensino e assistenciais do Crer, têm a oportunidade de alcançar novas oportunidades profissionais.
Jhéssica Damascena Xavier concluiu seu aperfeiçoamento em farmácia e foi oradora da turma deste ano. Ela afirma que sempre teve o desejo de conhecer mais sobre o trabalho da farmácia na área hospitalar e que possuía pouco conhecimento da área. “O Crer abriu a minha mente. Aprendi coisas que eu jamais imaginei aprender. Eu amo a área hospitalar e essa experiência fez crescer ainda mais essa paixão, tanto pelo trabalho quanto pela equipe. O aperfeiçoamento aqui do Crer me deu um leque de possibilidades!” explica a profissional.
Já Ritanne de Souza Nery, que concluiu seu aperfeiçoamento em Gestão de Resíduos, diz que esta é a oportunidade que ansiava para complementar a sua formação. “Eu me formei em 2019 e estava trabalhando em uma área que não era a minha. O edital de aperfeiçoamento do Crer foi um divisor de águas da minha vida profissional. Hoje eu terminei o curso e já estou empregada. Fico muito feliz!” comemora.
Compuseram a mesa cerimonial do evento o diretor Geral e Vice-Pró-Reitor de Pós-Graduação do Crer, Dr. Válney Luiz da Rocha; a diretora de Ensino e Desenvolvimento da Agir, Helca de Sousa Nascimento; o presidente da Comissão de Ensino, Pesquisa e Treinamento do Crer, Dr. Rodrigo Parente Medeiros e a supervisora de Ensino e Pesquisa da unidade de saúde, Fernanda Miranda de Oliveira. A ocasião contou, ainda, com a presença da gerente Corporativa de Ensino da Agir, Rafaela Júlia Batista Veronezi.
Obstinação orientada
O chamado para a constante busca por conhecimento é algo que tangenciou os discursos da tarde. A diretora do CED Agir, Helca, ressaltou que o desafio global que se impõe às sociedades requer obstinação dos profissionais da saúde na busca por atualizar-se e aperfeiçoar-se. Por sua vez, o diretor Geral do Crer, Dr. Válney, afirmou que a busca por aliar assistência em saúde e pesquisa é uma busca obstinada do Crer em todos os serviços ofertados pelo hospital, o que, para o diretor, resulta em certificações de qualidade que o hospital possui e a satisfação dos pacientes.
A experiência do curso de aperfeiçoamento do Crer é marcante, também, na trajetória profissional da supervisora de Ensino e Pesquisa do Crer, Fernanda. Em seu discurso, ela narrou sua experiência como aperfeiçoanda e como dedicou-se em todas as oportunidades que recebeu na instituição.
Para saber mais a respeito do edital de seleção do curso de Aperfeiçoamento Profissional do Crer, acompanhe as notícias no site: agirsaude.org.br