HDS recebe visita técnica da equipe de cuidados paliativos do Hospital das Clínicas
O modelo de atendimento da Unidade de Cuidados Prolongados do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) foi apresentado no último dia 13/04 para a equipe de cuidados paliativos do Hospital das Clínicas durante uma visita técnica.
Recepcionados pela Diretoria Geral, Gerente médica e Supervisores, o roteiro da visita contemplou todos os setores da UCP e ao final, uma roda de conversa para troca de experiência. Na ocasião, foi explicado a equipe sobre o funcionamento da regulação de leitos e a rede de serviços. O Coordenador da Equipe de Cuidados Paliativos do HC, Dr. Ricardo Borges da Silva, que já fez parte da equipe de geriatria do HDS durante cinco anos, denominou o modelo de assistência aplicado na linha de cuidados prolongados como fantástico.
Inaugurada há cinco meses, a Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) é voltada para pacientes estáveis, em recuperação de processo agudo ou crônico agudizado em cuidados paliativos que necessitem de atendimento hospitalar, ou pacientes que precisem de cuidados de transição para a desospitalização segura e retorno às suas respectivas residências.
Para a Diretora Geral, Dra. Lívia Evangelita da Rocha Aguilar, a visita foi importante para fortalecer parcerias. "O Hospital das Clínicas é uma unidade de saúde referência em cuidados paliativos e essa visita é justamente para fazermos esse link entre instituições e, posteriormente, a UCP do HDS receber pacientes oriundos do HC nesse processo de transição do cuidado", explica Dra. Lívia.