Crer capacita profissionais para risco de broncoaspiração
Com foco na capacitação da equipe envolvida na assistência ao paciente internado, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, uma unidade do Governo de Goiás, realizou, no dia 10 de maio, o Dia D para o Risco de Broncoaspiração. Conduzida pelo Time de Protocolo de Broncoaspiração do hospital, a ação capacitou 118 profissionais que atuam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e nos Postos de Internação do hospital.
“Foram dois dias de treinamento com foco na capacitação da equipe para a identificação do risco de broncoaspiração no paciente e para a necessidade de notificação em caso de evento adverso relacionado ao protocolo. Além de saber avaliar clinicamente o paciente, a equipe também precisa estar preparada para sinalizar as oportunidades de melhoria em prol da segurança do paciente”, explicou a fonoaudióloga do Crer, Mariana dos Santos Ribeiro.
A broncoaspiração é a condição em que alimentos, saliva, entre outros líquidos, são aspirados pelas vias aéreas. E, para ser bem sucedido, o protocolo conta com o envolvimento e atuação de toda a equipe multiprofissional. “A capacitação abarcou todos os profissionais envolvidos no cuidado ao paciente, entendendo que somos todos responsáveis pela oferta de cuidado seguro e de qualidade aos nossos usuários”, reforçou a fonoaudióloga.
Além do Protocolo de Broncoaspiração, o Crer conta com os Times dos Protocolos de Cirurgia Segura, Tromboembolismo Venoso/ Tromboembolismo Pulmonar, Sepse, Jejum e Higienização das Mãos.
Os Protocolos Gerenciados são diretrizes assistenciais que monitoram continuamente os indicadores de qualidade da prática clínica, visando garantir segurança e qualidade na assistência ao paciente. Os times são representados pelos profissionais referências que implementam as melhores práticas na unidade.
Clique aqui e confira mais fotos.